Supere seu medo de falar em público com PNL

medo de falar em público está entre as maiores reclamações em consultórios e rodas de conversa informais. Até mesmo para quem sente que já possui a confiança necessária para enfrentar uma plateia, em determinadas situações pode sentir que é necessário recorrer a algumas estratégias para diminuir o nervosismo.

Falar em público é uma habilidade exigida para quem deseja se tornar um bom líder, obter reconhecimento em seu ambiente de trabalho e até mesmo para quem deseja expressar sua opinião ou argumentos em situações do dia a dia.

A Programação Neurolinguística oferece técnicas e ferramentas para ajudar você a sentir mais segurança e obter mais confiança e desenvoltura, seja para se comunicar com uma plateia de 5 ou 500 pessoas.

Para começar a adquirir essa confiança, você inicialmente deve se preparar mentalmente. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas técnicas simples que vão te empoderar e ampliar seu nível de segurança antes de falar, removendo as travas que estão te impedindo de confiar nas suas habilidades e competências.

Modelos de bom comportamento

A PNL utilizou a modelagem – um processo estruturado de observação e mapeamento de atitudes e comportamentos bem-sucedidos de pessoas com alta performance – para descobrir porque o sucesso acontecia para essas pessoas e porque elas sempre trabalhavam no nível da excelência.

O trabalho de mapeamento e modelagem começou com psicólogos e terapeutas. Com o tempo e o aperfeiçoamento do processo, os especialistas de PNL começaram a perceber que a técnica poderia ser utilizada para identificar e mapear, também, todo tipo de padrão de excelência, em diversas áreas de conhecimento como esportes, comunicação, criatividade, vendas, relacionamento e outras habilidades comportamentais.

A partir daí, foi possível modelar um infinidade de “comportamentos excelentes” e criar técnicas e mecanismos que permitiam qualquer pessoa a chegarem aos mesmos níveis de sucesso.

Foram criados diversos mecanismos para, por exemplo, mudar a fisiologia do corpo. Segundo a PNL, o estado mental é bastante influenciado pela sua fisiologia, portanto, mudar a fisiologia é um caminho simples para deixar sua atitude mental mais positiva.

Por isso, ao falar em público, fique em pé, mantenha a cabeça para erguida e os ombros retos e distribua igualmente o peso sobre os seus pés. Procure sempre manter contato visual com seu público. Se for muito difícil para você, tente criar situações imaginárias em que fique sobre vantagem em relação à plateia, por exemplo você pode imaginar o público em condições ridículas, como se todos estivessem usando fraldas. Isso deverá ampliar sua segurança e diminuir seu nervosismo.

Cuidar da sua respiração também é uma dica muito valiosa dada pelos especialistas. Isso porque a respiração é uma chave para controlar e superar o estresse.

Em situações estressantes, é comum contrair a respiração, mantendo-a apenas na parte superior do peito, o que facilita a perda de fôlego e atrapalha a fala, deixando a pessoa mais hesitante e ofegante. Por isso, respire profundamente com toda a capacidade dos seus pulmões.

Você também pode usar os recursos de ancoragem da PNL para ter mais segurança ao falar em público. A ancoragem, baseada nas ideias de Pavlov, da Psicologia Comportamental, propõe fazer um “pareamento” entre um determinado estímulo e uma ação ou sensação. Ou seja, um estímulo que antes era neutro, não desencadeava nenhum comportamento ou emoção, passa a desencadear algo intencionalmente. Desta forma, é possível trabalhar os estímulos sonoros, visuais ou táteis para buscar e acessar o estado mental e físico desejado.

A partir da ancoragem, você pode usar músicas, imagens, visualizações ou até mesmo um toque que relembrem a sensação de confiança e segurança que você precisa, naquele momento, para falar em público com desenvoltura.

Quer ver mais dicas para falar em público, tornar-se um líder melhor ou desenvolver relacionamentos mais saudáveis? Confira outros artigos em nosso blog.

Webinar como sentir-se confortável e confiante ao falar em público