Como vencer o medo e superar seus limites

Tumb como vencer o medo e superar seus limites

Ultrapassar limites pode gerar ansiedade e medo, mas também pode ser o caminho para chegar até o seu objetivo.

“Como vencer o medo?” Essa é uma das perguntas mais comuns entre quem convive com essa condição em seu dia a dia. Ter medo é normal e até mesmo necessário para a segurança do ser humano. Afinal, é este sentimento que deixa as pessoas mais atentas em condições desconhecidas, liberando no corpo as substâncias necessárias para se manter em alerta quando necessário.

Porém, é importante também reconhecer quando o medo pode ser paralisador. Muitas pessoas deixam de perseguir seus maiores sonhos por conta do medo. E é neste momento que se deve buscar a ajuda necessária para vencer esse grande obstáculo e viver de maneira plena.

Dependendo do seu nível, terapias e cursos são altamente indicados. Mas, para começar, alguns exercícios podem ser essenciais para a superação que você busca.

Visualização

Exercitar a sua visualização é a criação das cenas em sua mente das diversas etapas que você tem para enfrentar o que te causa medo. Imagine-se de forma bastante nítida em todas as etapas, chegando até mesmo na parte em que você já se sente curado do seu medo.

Isso transmitirá ao seu cérebro a possibilidade de enfrentar aquilo que, no momento, está te bloqueando.

Controle sua respiração

A respiração é uma das maneiras mais poderosas de controlarmos nosso estado físico e emocional. Quando ela é mais curta e ofegante, a mensagem que o corpo recebe é de um perigo eminente, fazendo com que você fique mais ansioso e desenvolva os medos – ou até mesmo pânico.

Uma respiração mais consciente e prolongada ajudará a oferecer mais tranquilidade ao seu corpo, principalmente na sua maneira de enfrentar aquilo que você teme.

Mudar sua postura

Um dos principais motivos para a sua postura corporal interferir na maneira que você enfrente as diversas situações está relacionada também a respiração. Mas isso vai um pouco além.

Ao adquirir uma postura mais fechada, a mensagem que você passa a si mesmo e aos outros é de desconforto com a situação, criando ainda mais ansiedade. Mantenha a sua cabeça elevada e o seu peito aberto, pois isso transmite mais confiança.

Estabeleça metas

Uma das maneiras de reconhecer seus avanços em relação àquilo que teme é estabelecer metas pessoais e alcançáveis dentro do seu objetivo. Reconheça suas limitações e perceba-as como elas realmente são: os limites que você possui devido a experiências passadas, mas que agora está pronto para expandir.

Faça algo que te desafie com frequência, desta forma estará exercitando a sua coragem e a sua capacidade de lidar com o medo.

Diminuição do subjetivismo

Muitas vezes a presença do medo pode ser um indício de que você não está vendo a situação como um todo. Partindo apenas de um ponto de vista limitado, você não vê todas as possibilidades, inclusive de se sair bem sucedido de alguma situação que normalmente te causa pavor.

Por isso, tentar se distanciar do seu ponto de vista e buscar outras maneiras para ver o que te paralisa é uma excelente experiência e altamente eficiente nesse processo.

PNL na superação do medo

A PNL oferece ferramentas para que você seja capaz de lidar muito melhor com diversas situações do dia a dia, entre elas a condição do medo. Para saber como a programação neurolinguística age na superação de seus medos, entre em contato com a gente.

Palestra Introdução à PNL