Entenda tudo sobre Programação Neurolinguística, conhecida como a Metodologia da Excelência Humana, é capaz de ajudar qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer situação a ser melhor e viver com mais excelência.


A Programação Neuroliguística (PNL) é a metodologia com maior potencial para dar ao ser humano aquilo que ele mais precisa: controle sobre a própria vida.

Conhecida como a “Metodologia da Excelência Humana”, é capaz de dar a todos que se aventuram por ela o que, no fundo, todos nós queremos: o PODER de sermos protagonistas da nossa própria existência.

Primeiramente, o que você sente e pensa quando se depara com a palavra poder?

É certo que todos reagem de alguma forma — boa ou ruim — a essa palavra. Poder para alguns é sinônimo de dominação, para outros é sinônimo de riqueza, para outros ainda, é a mesma coisa que ser livre. 

Contudo, a maior surpresa que quase ninguém percebe é que todos nós temos poder. Todos têm o poder de transformar emoções desorganizadas em estratégias para alcançar metas; de transformar relacionamentos tóxicos em interações verdadeiras e significativas.

Isso acontece por um motivo simples: o verdadeiro poder não está fora de você (dinheiro, admiração dos outros, reconhecimento, etc…) e sim, dentro de você — mais especificamente, dentro da sua mente. 

Em síntese, todas as outras coisas mais exteriores são consequências de uma mente empoderada. Os sucessos da vida são resultados quase inevitáveis na vida de alguém que conhece o poder pessoal e sabe exatamente como usá-lo a seu favor.

E o que Poder tem a ver com PNL?

Eu sei que esse tema “o poder da mente” anda um pouco batido. E embora as pessoas falem disso como se fosse mágica, história de ficção científica, a verdade é que, por mais batido que possa parecer, esse assunto importa…

Se você verdadeiramente entender que o poder está dentro da sua mente e descobrir como usá-lo, você será capaz de fazer o que quiser. Portanto, nesse sentido, poder tem tudo a ver com PNL.

É simples de entender, a PNL é uma metodologia tão eficaz por oferecer uma maneira certeira de acessar, entender e transformar o poder que a sua mente tem e, principalmente, fazer com que a sua mente trabalhe à seu favor.

É simples, sua mente está sempre exercendo poder sobre você, bom ou mal. Te direcionando para perto de suas metas e sonhos (ou para bem longe deles).

Se você entender que a maneira que você vive — desde a postura da sua coluna até as palavras que você utiliza — gera sensações, sentimentos e hábitos em você, que podem ser prejudiciais ou benéficos, você será capaz de moldá-los e dominá-los… ou seja: será capaz de direcionar esse poder para o local e da maneira que você quiser.

Mas, preste atenção aqui…

O Poder da sua Mente não é uma forma de dominação alheia. Você não vai falar meia dúzia de palavras e conquistar um exército de fãs. Ficar milionário ou qualquer coisa do tipo. E as mudanças não vão acontecer num passe de mágica.

Dominar e exercer O Poder da sua mente sobre si mesmo e melhorar sua comunicação e sensibilidade com o outro é o que a PNL pode te ajudar conquistar. E essa evolução pessoal e relacional é o que realmente gera resultados surpreendentes.

O principal objetivo da PNL é te ajudar a conquistar um tipo de poder muito maior — e que, sem dúvidas, ajudou muitos homens e mulheres de sucesso a evoluírem, como no caso do ator americano Kenneth Blanchard, que venceu uma fobia com a PNL e milionários como o próprio Tony Robbins, que através da Programação Neurolinguística alcançaram liberdade, sucesso profissional e relacional de maneira extraordinário.

Programação Neurolinguística, portanto, tem a ver com autoconhecimento, com domínio de si mesmo. Tem a ver com a LIBERDADE de ser protagonista da própria vida

Citação de Gilberto Cury, de uma aula do Practitioner Flex

Você sabe o que as pessoas de sucesso tem em comum?

Pessoas de sucesso conseguem dominar seus desejos (como escolher estudar, ao invés de ficar no bar bebendo com os colegas), conseguem perceber o que as está levando para mais próximo de seu objetivos. 

Elas são capazes de:

  • dominar suas piores ansiedades (deixando o futuro para o futuro, importando-se mais com o aqui e o agora); 
  • dominar seus pensamentos mais depressivos (em geral, as depressões se geram por uma constante de pensamentos no passado. Mágoa, raiva, tristeza são sentimento comuns de quem pensa demais no passado e se esquece do aqui e do agora) 
  • dominar seus maiores medos (vencendo fobias, por exemplo)

A questão é: pessoas de sucesso são protagonistas inatos e brilhantes da própria vida

Preste atenção nessa frase de Tony Robbins:

“Ou você molda os seus pensamentos, ou alguém os molda por você. Ou você direciona a sua vida, ou alguém faz isso por você”. 

Tony Robbins

A lógica por trás do Poder é bastante simples, na verdade. Ou você escolhe ou alguém escolherá por você. Conheça e domina os próprios pensamentos, emoções e direcione sua própria vida para o lugar que você quer… Ou alguém fará isso por você.

Isto é, domine a si mesmo e sua vida, ou alguém fará isso. De um jeito ou de outro, essa é a lei da vida. 

Então, se você tem:

  • Ansiedades, medos, maus hábitos (como fumar, comer compulsivamente, procrastinar) ou qualquer tipo de pensamento, sentimento e atitude relacionados à si mesmo ou aos outros que você não entende o porquê tem;
  • Não sabe como mudar;
  • Precisa evoluir…

Seja na sua comunicação, nas suas habilidades de liderança ou ainda, quem sabe… na sua capacidade de ajudar alguém querido que está sofrendo: A PNL é para você

Você pode utilizar as técnicas para ser um líder mais competente, tomar melhores decisões de trabalho, ser uma mãe ou pai, uma esposa ou esposo mais preparados, com maior sensibilidade, clareza e amor.

E além disso tudo, você também pode aplicar as técnicas de PNL para ajudar as pessoas ao seu redor… Não é incrível? 

É por isso que a Programação Neuroliguística é a metodologia com maior potencial não para conceder o poder… e sim, para te ajduar a descobrir, compreender e utilizar a seu favor o Poder que você já tem dentro de si…

O primeiro passo para você começar a entender como acessar o verdadeiro Poder da sua mente com a PNL e fazê-lo trabalhar a seu favor, está disponível nesse artigo… Então aproveite e entenda tudo sobre PNL.

Continue lendo!


O Que é Programação Neurolinguística?

Infográfico - O que é PNL

Infográfico: o que significa Programação Neurolinguística

Programação Neurolinguística (PNL) é uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental conhecidas

Também intitulado de “A Fórmula da Excelência Humana”, a metodologia utiliza modelos e técnicas de desenvolvimento humano, que nos ajudam a entender como funcionamos e o mais importante: nos ajuda a domar nossa própria mente e fazer com que ela trabalhe a nosso favor.

Então seja como for, se você já se sentiu “preso” em maus hábitos, estagnado em relacionamentos que não funcionam, em situações que a saída é simples… mas você não consegue comandar e fazer aquilo que realmente quer e precisa… É isso o que você pode alcançar aplicando as técnicas de PNL:

Manter o controle sobre a própria vida e de ser protagonista da própria história… 

Por ser uma ferramenta, você pode utilizá-la em qualquer situação, da maneira que precisar. PNL nada mais é que um facilitador, como uma escada entre você e seus objetivos.

Então, pense comigo…

Você realmente sabe os motivos que te levam a sentir o que sente, a pensar as coisas que pensa, a agir da maneira que age?

Por que você fica triste, motivado, desmotivado, gosta ou não de alguma coisa?

Por que temos medos, vícios e inseguranças?

Se você não souber, tudo bem. É normal não saber…

Quando nascemos, não recebemos um “Manual do Proprietário”, mas a Programação Neurolinguística nos ajuda a escrever nosso próprio manual.

Qual o Conceito de PNL

Por esse motivo, para que possamos conquistar melhores resultados, é fundamental conhecermos mais do nosso próprio funcionamento, podendo desta forma ampliar as nossas possibilidades de escolha de atitudes e comportamentos que vão ao encontro da vida que queremos ter.

Desta forma, a definição conceitual da PNL é: o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. Também podemos definir a PNL como uma metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os resultados que deseja em sua vida, criando modelos a partir de atitudes de sucesso.

A PNL vai além das técnicas. Ela é uma metodologia que pode ser utilizada de forma prática em nosso contexto diário. Está completamente relacionada com resultados no âmbito pessoal quanto profissional

O Que NÃO é PNL?

Antes de seguirmos em frente, é preciso separar o que é Programação Neurolinguística, daquilo que não é.

A PNL por ser uma ciência comportamental, conversa de maneira aberta com diversos estudos científicos: da psicologia até à neurociência…  Ou seja, ao conversar com esses diversos ramos da ciência, pode ser facilmente confundida com algumas concepções e ideias que não fazem parte dela. Além disso, muitos profissionais e estudiosos de outras áreas podem compreender de maneira equivocada o que é a Programação Neurolinguística, gerando um certo tipo de preconceito em relação a essa técnica tão eficaz. 

Por esses motivos, precisamos deixar claro que PNL não é: 

  1. Achismo;
  2. Hipnose;
  3. Autoajuda sem fundamentos;
  4. Coaching;
  5. E não é uma modalidade terapêutica ou uma técnica de terapia comportamental
  • PNL Não é Achismo nem “pseudociência”

Homem Anotando Certo ou Errado

Muitas pessoas equivocadas entendem que a PNL como uma “pseudociência”, ou seja, algo que não tem fundamentos e bases científicas comprovadas na prática, de maneira séria. E esse com certeza não é o caso.

A Programação Neurolinguística por ser uma ciência que está em constante evolução e em contato com ciências que enriquecem suas bases teóricas e práticas.

O que hoje é ensinado nos cursos Practitioner e Master Practitioner aqui da SBPNL, por exemplo, são técnicas desenvolvidas ao longo de vários anos, estudadas e aplicadas com eficiência no dia a dia por milhares de pessoas.

Toda a metodologia tem base em estudos de especialistas de diversas áreas, como a psicologia, a neurociência, a medicina e a filosofia, além de diversas outras pesquisas realizadas ao longo dos anos e casos reais que demonstram a sua efetividade.

Leia Também

>>> A História Por Trás do Primeiro Curso de Practitioner em PNL

Além disso, a PNL não é Hipnose

Dessa forma, apresentações de hipnose em que pessoas fazem coisas sem estar em seu estado normal de consciência, por exemplo, não estão relacionadas com a linguagem hipnótica que a PNL ensina.

Existem diversos tipos de Hipnose — como a Hipnose Ericksoniana, também conhecida como Hipnose Moderna — que são sérias, e pautadas em ciência. Algumas outras nem tanto.

Sendo assim, é preciso diferenciar uma coisa da outra. Quando utilizamos a hipnose em um terapia, por exemplo, o objetivo é acelerar processos como: conseguir dormir e vencer uma insônia através de uma técnica de hipnose. São técnicas utilizadas para alcançar de maneira rápida e quase imediata objetivos específicos.

PNL também não é uma modalidade terapêutica.

Igualmente como a hipnose, a PNL trata de uma metodologia que oferece caminhos para que você desenvolva e aprimore suas habilidades sociais, profissionais e comportamentais, contudo, de maneira mais aprofundada, como um facilitador e uma ferramenta de trabalho para terapeutas, que ajuda de maneira prática em muitas questões e situações pontuais do paciente. 

Por esse motivo, a PNL é utilizada por diversos psicólogas, psiquiatras, terapeutas comportamentais não somente em suas vidas pessoais, mas como uma ferramenta de trabalho, com fins terapêuticos. 

Em outras palavras: se você tem questões psiquiátricas/psicológicas mais sérias, procurar um terapêutica comportamental que se utiliza da PNL pode ser bastante eficaz no seu processo de cura, contudo, ela sozinha não pode ser considerada como uma modalidade terapêutica — isto é, o profissional da saúde se utiliza da técnica para efetivar e aprimorar seu atendimento e suas capacidades pessoais.

Sob esse ponto de vista, entende-se então que a PNL é um auxiliador, uma das ferramentas mais eficazes do desenvolvimento comportamental, que pode ser aplicada por qualquer um: dentro e fora de um consultório, pelo médico com mais instrução e também pelo auxiliar de limpeza, com menos instrução. É uma metodologia democrática que não está presa a nenhuma classe social e/ou profissional.

 PNL é autoajuda?

Mais um ponto de extrema importância a ser compreendido.

No Brasil, o seguimento da Autoajuda ficou conhecido e estigmatizado como uma categoria de “pseudociência da autoajuda”, como algo sem fundamento científico, superficial e até mentiroso. 

Contudo, a Programação Neurolinguística não tem aderência com essa visão conceitual da autoajuda. Ela é fundamentada em pesquisas da psicologia, biologia, química, medicina, linguística, neurociências e muitas outras áreas do conhecimento científico. 

Ou seja, não se trata de experiências pessoais, subjetivas ou de dogmas, mas sim de uma metodologia com aplicabilidade em diversos contextos, sustentadas por ciência de diversos ramos, aplicadas e comprovadas por especialistas e cientistas sérios e comprometidos com a verdade, de maneira pessoal ou profissional.

  • PNL como autoajuda

Em contrapartida, podemos classificar a PNL como uma modalidade de “autoajuda”, no sentido de que ela realmente confere ao indivíduo  o “poder de se auto ajudar”. 

Isso ocorre por ela ser uma metodologia que ao ser aplicada na vida pessoal, é capaz de conferir autoconhecimento e percepções de si mesmo que antes estavam escondidas, tudo com o objetivo de avaliar situações desafiadoras como conflitos internos, hábitos destrutivos e todo tipo de obstáculo interno que o sujeito encontre e transformar cotidianamente cada uma dessas questões em evolução pessoal. 

Uma vez que a PNL busca o caminho da autotransformação a partir dos recursos que as pessoas podem encontrar em si mesmas, pode ser chamada de maneira crua como uma técnica de autoajuda, que visa dar ao ser humano o poder de ajudar a si mesmo, de maneira autônoma e independente.

Daí vem toda a confusão e a associação de ambos os temas.

Coaching e PNL: é a mesma coisa?

Da maneira maneira que PNL não é a mesma coisa que Hipnose ou um meio terapêutico, PNL e Coaching também não são a mesma coisa.

O Coaching se baseia em muitos ensinos da PNL, mas a aplicação de cada um é diferente. 

A metodologia Coaching é 100% focada na solução e atingimento de metas. É um processo de desenvolvimento humano, visando a alta performance relacionada a pontos específicos, como alimentação, produtividade, entre outros.

Dessa forma, o Coaching trabalha mais na parte mais superficial da solução e superação de obstáculos. Contudo, somente o Coaching pode ser insuficiente para alcançar, superar e transformar questões mais profundas do comportamento humano, como mudança de mindset, vencer bloqueios, fobias, ansiedades e depressão, inseguranças mais enraizadas, entre outros.

Isso posto, a metodologia Coaching e a PNL podem andar acompanhadas, permitindo que os indivíduos se sintam mais realizados e capazes de alcançar seus objetivos.

Como a PNL Surgiu?

Homens com ponto de interrogação e exclamação na cabeça

Para entender como uma coisa funciona é de suma importância conhecer sua história. Como surgiu? Quem são os percussores da técnicas?

A PNL surgiu no início dos anos 70, quando Richard Bandler, um estudante de psicologia, e John Grinder, um professor de linguística, iniciaram os estudos sobre PNL na Universidade de Santa Cruz – Califórnia. 

Um dos primeiros trabalhos que realizaram era o de modelar famosos terapeutas da época, buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que eles utilizavam que tornavam o trabalho deles tão efetivo. 

  • Quem foram os primeiros a utilizar a PNL

Esses terapeutas eram Milton Erickson, um médico  psiquiatra e hipnólogo; Virginia Satir, que atuava com terapia familiar; e Fritz Perls, que desenvolveu a terapia de Gestalt.

Com esse objetivo definido, portanto, os psicólogos Bandler e Grinder começaram a modelar — estudar e estruturar o comportamento — esses terapeutas, tanto na linguagem corporal (linguagem não verbal) quanto na linguagem falada (a verbal), buscando desenvolver técnicas que eles mesmos pudessem aplicar e elevar os resultados dos seus próprios atendimentos

Com o tempo, outros estudantes e pesquisadores se envolveram com este trabalho de “modelagem”, ampliando-o para diferentes contextos (negócios, artes, criação etc.), focando em pessoas de sucesso, sempre buscando identificar quais eram os padrões que faziam a diferença nos resultados excepcionais que estas pessoas alcançavam.

Dessa maneira, ao descobrirem o funcionamento (a programação) da mente humana e quais os padrões de comportamento (tanto verbais quando não verbais) que essa programação gera, surgiu o que conhecemos de Programação Neurolinguística: uma das técnicas mais democráticas e práticas que existem.

Então, como a PNL funciona na prática?

Como A Programação Neurolinguística Funciona?

Como a PNL funciona - vetor banner

Nesse processo de pesquisa, Bandler e Grinder observaram dois tipos de padrões de comportamento:

  • Padrões Externos

São comportamentos e linguagens específicas que as pessoas utilizam, que as ajudam a realizar suas atividades com excelência e influenciavam seus resultados.

  • Padrões Internos:

Eles também observaram que existiam padrões internos, como crenças e pressupostos, que são poderosos recursos para alcançar o sucesso.

A verdade é que por trás de absolutamente tudo o que fazemos, como nos comportamos, por trás de nossas decisões, gostos e anseios, existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas.

Dessa forma, nossa mente recebe informações a todo instante, passando cada uma dessas informações em filtros, que as organizam e fazem com que as pessoas respondam de determinada maneira à cada um dos estímulos externos. 

Esses filtros são compostos por nossas crenças, cultura, educação, traumas e ambiente que vivemos. 

Cada indivíduo, conhecendo sua própria programação — ou seja, como sua mente funciona, como seu cérebro capta as informações, as processa e reage a elas — é possível ressignificar padrões prejudiciais (como as crenças limitantes, os hábitos ruins, vícios, medos, entre outros).

Leia também:

PNL e Inteligência Emocional

 O Poder das Palavras na Sua Vida

 

Pressupostos da PNL

A Programação Neurolinguística é baseada em pressupostos (preceitos que norteiam toda a metodologia). 

São fundamentos, princípios e verdades universais, que foram encontradas, esquematizadas e fundamentadas ao longo de todos esses anos de pesquisa. 

Alguns pressupostos são:

  • O mapa não é território: 

O_que_é_PNL_O_Mapa_Não_é-Território

Tudo o que você enxerga de outra pessoa é o superficial, o mapa. Mas, por trás de toda atitude, toda ação, todo sentimento, escolhas e falas, existe um mundo que você desconhece (e que em geral, a própria pessoa desconhece). Levar isso em consideração aumenta nossa capacidade de nos comunicarmos com o outro, criando empatia e afunilando o entendimento mútuo.

  • Comunicação é aquilo que o outro entende, não o que você fala

Em geral, as pessoas reagem àquilo que elas interpretam do que você falou. Por isso, um comunicador precisa aprender a expressar-se de maneira clara e objetiva, retirando toda possibilidade de mal-entendido e ruídos.

  • É impossível não se comunicar

A grande verdade é que todos nós nos comunicamos. Até a pessoa mais calada e tímida do mundo se comunica. Sua linguagem corporal fala por ela aquilo que ela não consegue dizer em palavras. Portanto,  nos tornamos responsáveis pelo que dizemos, pelo que não dizemos e por mais uma série de outros sinais verbais e não verbais.

  • Consiga resultados excepcionais fazendo diferente

Se tem algo na sua vida que quer mudar, mas por mais que tente, parece não conseguir… é para essas coisas que a PNL vale a pena ser estudada e aplicada. 

Comer compulsivamente, ser sedentário, fumar, beber em desmedida, brigar com hábitos prejudiciais e querer que as coisas sejam diferentes, sem fazer diferente, é loucura.

Como disse Einstein “Loucura é fazer tudo sempre igual e esperar resultados diferentes”.

Claro, nada é tão simples. Alguns comportamentos são tão enraizados que precisam de um trabalho minucioso, de calma, paciência e persistência, mas com a PNL é possível atingir essas mudanças e claro, os resultados tão desejados.

Quais são as técnicas da PNL?

Existem diversas técnicas e ferramentas que compõem a Programação Neurolinguística. Elas podem ser aplicadas no seu dia a dia ou em situações específicas, quando você deseja ter um bom desempenho ou superar algum obstáculo.

Entre essas técnicas e ferramentas podemos citar:

  • Pressupostos da comunicação 
  • Rapport 
  • Metamodelo de Linguagem 
  • Boa formulação de objetivos 
  • Padrões de linguagem hipnótica
  • Âncoras 
  • Metáforas
  • Reestruturação em 6 passos 
  • Polaridades
  • Círculo de excelência

Benefícios práticos da PNL

A verdade é que os benefícios da PNL são infinitos.

Nesse sentido, percebe-se que desde uma mãe que precisa se comunicar melhor com seu filho, até o CEO de uma empresa multimilionária podem fazer uso dessa técnica para conseguir os resultados desejados, aumentando sua qualidade de vida e resultados.

Igualmente, é possível que aplicar a metodologia em qualquer área da sua vida: das financeira à vida amorosa. Bem como pode ser aplicada com e por qualquer pessoa, desde uma criança com dificuldade de aprendizado até em uma negociação tensa de uma multinacional rica.

Portanto, não é exagero nenhum dizer que os benefícios são praticamente infinitos.

Porém, por motivos mais didáticos, vamos dividir as aplicações da PNL em três esferas da vida: relacionamentos e comunicação, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional e vamos ver algumas aplicações práticas em cada uma desses esferas.

Relacionamentos e Comunicação

  • Transformar relacionamentos tóxicos em relações equilibradas, saudáveis e prazerosas;
  • Comunicação altamente eficaz, com superação de timidez excessiva;
  • Promoção da empatia, abrindo a possibilidade de uma comunicação mais íntima e eficaz;
  • Afunilamento nas relações, tornando pessoas distantes em amigos íntimos;
  • Aprimorar significativamente os níveis de persuasão e influência;
  • Remove sentimentos negativos relativos a experiências pessoas;
  • Saber “ler”, entender e traduzir o que a linguagem verbal e não verbal da outra pessoa fala;
  • Habilidade de resolver de maneiras prática e ética conflito com amigos, família e colegas;
  • Capacidade de persuasão e influência sobre si mesmo e sobre os outros;
  • Desenvolver Inteligência Emocional em relacionamentos amorosos, com família e amigos;
  • Conhecer e compreender como o ser humano funciona e melhorar seus relacionamentos;
  • Aumentar a empatia e a capacidade de se relacionar;
  • Julgar menos e ajudar mais;
  • Criar conexões profundas com outras pessoal.

Desenvolvimento Pessoal

  • Alta performance pessoal nos esportes, academia, objetivos de emagrecer e ajustar hábitos alimentares;
  • Alta performance pessoal nos estudos, em projetos e objetivos pessoais; 
  • Grande habilidade de autoconhecimento;
  • Ressignificação de transformação de sentimentos negativos relativos a experiências traumáticas;
  • Compreensão mais profunda das próprias emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos;
  • Habilidade de resolver conflitos internos de uma maneira calma, segura, sem entrar em crises;
  • Autoestima e autoconfiança fortalecidas;
  • Habilidade de transformar sentimentos negativos em estratégias para resolução de problemas;
  • Desenvolvimento de Inteligência Emocional para lidar com questões internas prejudiciais, como crenças limitantes;
  • Compreender os verdadeiros motivos pelos quais você faz o que faz;
  • Encontrar meios, estratégias e maneiras de mudar comportamentos indesejados, como hábitos ruins.

Desenvolvimento Profissional

  • Alta performance profissional;
  • Desenvolvimento de “skills” para negócios e profissão;
  • Desenvolver flexibilidade e Inteligência Emocional nos negócios;
  • Como melhorar a capacidade de dar e receber feedback;
  • Saber estabelecer e definir objetivos claros e práticos para atingir metas;
  • Melhorar a capacidade de negociação e comunicação com colegas, gestores e subordinados; 
  • Aperfeiçoar as habilidades e competências para falar em público e fazer apresentações; 
  • Habilidade de negociação e transações comerciais complexas; 
  • Desenvolver Inteligência Emocional no ambiente de trabalho, com colegas, chefes e subordinado;
  • Conhecer como o ser humano funciona e aprender a lidar com cada pessoa da maneira correta, em cada situação, sem julgamentos;
  • Ser um líder mais qualificado e um colaborador mais capacitado;

Leia também:

>>> Quais são as aplicações da PNL

 

Quem pode aprender e aplicar a Programação Neurolinguística?

Várias Pessoas Diferentes

A Programação Neurolinguística é extremamente democrática. Qualquer um pode aprender a metodologia e aplicar as técnicas, na situação que tiver necessidade. 

Novamente, não é exagero dizer que existe uma gama praticamente infinita de quem pode aprender a metodologia e começar aplicá-la. 

Basta entender o funcionamento e aplicar da maneira correta, que os resultados vem.

  • PNL para melhorar a Performance Profissional

A PNL ajuda a lidar com gerenciamento de emoções tanto pessoais, como também o gerenciamento de pessoas, de equipe.  Se você é um líder ou trabalha em equipe, sabe como é importante ter Inteligência Emocional em determinadas situações.

Desde o domínio de uma comunicação altamente eficaz, para apresentar um projeto e fazer reuniões produtivas, até a capacidade de controlar emoções, como evitar crises de ansiedade, pânico e traçar estratégias de planejamento… São benefícios que profissionais de diversas áreas têm adquirido ao dominar e aplicar a PNL. 

Aqui está algumas profissões que têm alto benefício e um desempenho incrível fazendo uso da Programação Neurolinguística:

  • Empreendedores
  • Líderes e qualquer um que desempenha algum tipo de papel de liderança
  • Professores
  • Médicos e Terapeutas
  • Coaches
  • Membros de equipe
  • Palestrantes
  • Escritores
  • Vendedores e profissionais que trabalham com negociações
  • Entre outro.

PNL para aprimorar a performance pessoal e desenvolvimento humano

Crises de ansiedade, de pânico, baixa autoestima, medos e inseguranças… Muitas vezes esses sentimentos, pensamentos e crenças nos dominam e torna-se difícil caminhar para frente, em direção de objetivos e sonhos. 

A PNL ajuda em toda essa gama que envolve o desenvolvimento pessoal humano. 

A aplicação na profissão alavanca resultados, faz crescer números, reconhecimento e status. Já sua aplicação na vida pessoal faz com que haja uma evolução da sua própria consciência e do seu comportamento. 

Dá à você o poder de dominar e ser protagonistas da própria história. Além de aumentar sua capacidade de lidar com situações internas, que às vezes só você conhece e precisa mudar… aumenta a qualidade de vida, a qualidade dos relacionamentos, da sua saúde física e mental.

Alguns pontos que a PNL mais ajuda no desenvolvimento pessoal:

  • Controle emocional
  • Inteligência Emocional
  • Diminuição da Ansiedade
  • Aumento da empatia e persuasão
  • Domínio de medos e fobias
  • Capacidade de se comunicar de maneira altamente eficaz
  • Habilidade para entender e resolver situações de conflito
  • Controle de pensamentos e crenças que limitam
  • Autoconfiança
  • Ajuda a ler emoções, tanto suas como de terceiros
  • Capacidade de ajudar as pessoas que você ama
  • Ajuda a traçar planos e estratégias para a vida, como um todo

Como a PNL surgiu no Brasil?

A PNL chegou ao Brasil no início dos anos 80, quando o aluno de Richard Bandler e John Grinder e também especialista em PNL Gilberto Cury fundou a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística e ministrou a primeira Formação em PNL do país.

Nessa época, Gilberto Cury ressalta que a principal dificuldade para estabelecer a PNL no país estava na relutância das pessoas em acreditarem que a técnica tinha seriedade e eficiência o suficiente para ser efetivamente transformadora.

Sob essa perspectiva as primeiras formações eram realizadas com turmas pequenas — de 12 a 15 participantes — e havia um longo período de pausa entre uma formação e outra.

Conforme as pessoas foram estudando e aplicando os conhecimentos e técnicas adquiridas no curso e percebendo uma mudança positiva em suas vidas, a Programação Neurolinguística foi ganhando mais força e se popularizando, se tornando cada vez mais conhecida e utilizada em diversos contextos.

Outro ponto fundamental para a popularização da PNL

Além dos cursos, outro ponto fundamental para a popularização foi o crescimento de publicações de livros e artigos sobre o assunto e o nascimento de outras instituições de ensino no país, que também ajudaram enraizar os conceitos da PNL, aumentando não somente a curiosidade, mas o verdadeiro interesse das pessoas na metodologia. 

Nesse interim muitas empresas também passaram a se interessar pela PNL, visando os resultados de alta performance e produtividade que a metodologia ao ser aplicada permite alcançar.

Atualmente, a PNL é amplamente utilizada, inclusive como base para a criação de diversas outras metodologias de desenvolvimento humano — como o coaching — e é reconhecida em todo o mundo como uma metodologia extremamente eficaz para desenvolver habilidades sociais e comportamentais, as chamadas “soft skills”.

Quais os cursos de PNL que existem?

No Brasil, hoje, você pode encontrar diversos livros e artigos sobre Programação Neurolinguística, além de inúmeros cursos, abordando cada tipo de situação específica, como hábitos, liderança, relacionamentos, entre outros.

Mas, para quem quer realmente entender e aprender como funciona e como aplicar, de maneira prática, no dia a dia essa metodologia, nada melhor do que participar de um curso em uma instituição séria de ensino e começar por cursos da Formação Básica em PNL.

Para entender de maneira completa o que é a Programação Neurolinguística, como ela funciona em todas as situações, abrindo a mente para o mundo de possibilidades, há dois cursos precursores e fundamentais.

Trilha de Formação em PNL

Se você quiser aprender mais, conhecer melhor a PNL como ciência, metodologia de desenvolvimento humano, técnicas de alta performance e saber quando e como aplicá-las, existe uma trilha de formação para isso, elaborada de maneira que o básico até o avançado sejam ensinados de maneira didática, simples e objetiva, visando os resultados diários de cada um dos cursos. 

Os cursos que fazem partem da Trilha de Formação são:

  • Practitioner em PNL

Se você quiser aprender mais, conhecer melhor a PNL como ciência, metodologia de desenvolvimento humano, técnicas de alta performance e saber quando e como aplicá-las, o Practitioner em PNL é o pontapé inicial nesta área do conhecimento. 

Neste curso você vai aprender como seu “mindset” pessoal funciona para que consiga, de forma consciente, atuar sobre seus comportamentos e atitudes, despertando todo seu potencial interno para que você se torne uma pessoa mais alinhada consigo mesma e com seus objetivos de vida. 

A sua formação, entretanto, não se encerra aí. Sua jornada de transformação pessoal pode ser muita mais rica, intensa e profunda.

Algumas coisas que você aprende nesse curso:

  • O que é e como estabelecer estratégias de motivação;
  • Como evitar a procrastinação;
  • Ferramentas para aprimorar a forma como você se relaciona com os outros;
  • Melhorar sua comunicação interpessoal;
  • Como tornar-se mais produtivo;
  • A arte da persuasão: como tornar-se mais persuasivo, mais assertivo e mais empático;
  • Traçar estratégias mais efetivas para alcançar objetivos e finalmente tirar seus planos do papel;
  • Como ter mais empatia;
  • Entre outros.
  • Master Practitioner em PNL

O Master Practitioner em PNL é a continuação lógica da sua formação em Programação Neurolinguística. Nele você tem acesso a transformações importantes relacionadas a valores, crenças e critérios, fatores que atuam como direcionadores de nossos comportamentos e ações.

O curso é a formação mais profunda, intensa e completa da Programação Neurolinguística. 

Além de ampliar e consolidar as habilidades aprendidas no Practitioner você vai conhecer novas técnicas e explorar ferramentas e modelos mais avançados da PNL para aplicação em diversos contextos da sua vida pessoal e profissional.

O curso promove uma compreensão mais aprofundada da mente humana e suas representações. Dessa maneira, você vai aprender a identificar os fatores que inibem a sua capacidade de realização e, assim, atuar de forma consciente sobre eles, potencializando suas capacidades e recursos e promovendo mudanças mais sustentáveis na sua vida. 

Algumas coisas que você aprende no Master Practitioner:

  • Distinguir as crenças limitantes;
  • Organizar as informações necessárias para efetuar uma mudança e alcançar um objetivo;
  • Compreender as motivações e comportamentos das pessoas à sua volta;
  • Identificar os filtros perceptivos por meio dos quais você percebe o mundo à sua volta, chamados de Metaprogramas;
  • Encontrar os recursos necessários para mudar suas crenças.

Demais formações em PNL

Há, ainda, outros cursos baseados no conhecimento de PNL para serem aplicados em diversas áreas da sua vida. 

  • Trainer Training

O Trainer Training é voltado para quem deseja se tornar um líder, falar com desenvoltura para grupos e audiências, realizar apresentações e ensinar outras pessoas. 

  • Hipnose moderna 

O curso Hipnose Moderna permite que as pessoas criem seus próprios transes hipnóticos para gerar mudanças rápidas de atitudes comportamentais.

Com o objetivo de tornar a PNL conhecida e popularmente disseminada como uma metodologia pautada em ciência comportamental e que efetivamente funciona, a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística é pioneira em oferecer cursos de formação em PNL no Brasil.

Conheça todos os cursos da SBPNL e veja qual deles se adequa melhor aos seus objetivos pessoais e profissionais!

Banner - O que é PNL - Conheça nossos cursos

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) 

Como falado anteriormente, a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística foi fundada em 1981 por Gilberto Cury e até o momento, já atendeu, ensinou e ajudou mais de 55 mil alunos e mais de 1,5 mil empresas do setor público e privado, tornando-se a maior instituição de ensino de PNL em toda a América Latina, formando, inclusive, grande parte dos profissionais do mercado brasileiro.

Mulher comemorando com a citação do texto

Ela foi também a pioneira ao trazer a PNL ao Brasil, tendo participação ativa no cenário internacional como uma das mais importantes instituições do setor, além de contribuir para a reformulação da metodologia a cada descoberta.

Sendo assim, os alunos da SBPNL contam com uma infraestrutura de qualidade, para que o aprendizado possa acontecer de maneira adequada, garantindo conforto e bem-estar a todos os participantes de nossos cursos.

Quem inicia os estudos de Programação Neurolinguística na SBPNL, pode contar com a certeza de que encontrará tudo o que precisa para se aprofundar no tema. Afinal, a instituição oferece cursos que complementam o seu conhecimento em diferentes áreas, tanto da vida profissional quanto pessoal.

E aí… quer saber mais sobre PNL?

Visite nosso blog e também confira todos os nossos cursos presenciais e online disponíveis!

Fale também com nossos consultores!

Banner - O que é PNL - Conheça nosso blog

Fale agora com um consultor e tire suas dúvidas!