Pare de reclamar e utilize o poder das palavras para melhorar sua vida

As palavras que você diz têm poder de mudar a sua vida

Uma das situações que se tornaram mais comuns, principalmente com a popularização das redes sociais, são as reclamações. Seja por uma insatisfação, uma chateação passageira ou até mesmo pela força do hábito, as pessoas acabam dedicando grande tempo e energia para fazer reclamações.

Para a PNL, entretanto, é necessário focar no que pode trazer resultados positivos. Algumas situações de sua vida podem ser bastante complexas, mas ainda assim é necessário pensar: ao reclamar, como isso poderá ser mudado?

Canalizar a energia provocada pela insatisfação e então direcioná-la a alguma mudança é o mais adequado nesses momentos.

As palavras têm poder

Assim como a sua mente pode trabalhar para operar mudanças em sua vida, você também deve tomar cuidado com as palavras que escolhe para se expressar. Além delas terem o poder de estimular as pessoas ao seu redor – ou até mesmo o contrário, de desmotivá-las e afastarem os seus amigos, as palavras devem ser pensadas para promover a positividade.

Por isso é necessário buscar também uma mudança do seu vocabulário. Procure pelas palavras positivas e substitua as frases negativas por ideias que sejam de superação, vitória e satisfação.

Como fazer isso? Um modo simples de começar essa mudança é eliminando as frases com ideias negativas, como “eu não consigo” ou “eu não tenho essa habilidade”, por frases como “se me dedicar, posso conseguir” ou “eu posso aprender essa nova habilidade”. Ao pensar – e verbalizar – a mensagem de que as coisas são possíveis, bastando investir seus esforços na mudança, existe uma transformação da sua resiliência e percepção do mundo.

Como a PNL pode mudar sua forma de se expressar

A Programação Neurolinguística oferece a possibilidade de reprogramar a sua maneira de se expressar. Ao propor uma forma mais consciente de se comunicar com o mundo, você consegue escolher suas palavras com muito mais facilidade e transmitir mais confiança e determinação. Lembre-se que “Linguística” é parte integrante do nome PNL. Você aprenderá diversos conteúdos fundamentais para se comunicar melhor, como o Metamodelo de Linguagem, os Padrões Hipnóticos de Linguagem e a Presdigitação Linguística.

Além disso, lembre-se que sua expressão corporal também acompanha suas palavras. A linguagem não verbal é parte fundamental do ato de se comunicar. Seus gestos e sua postura ajudam a transmitir sua mensagem para as outras pessoas.

As técnicas de PNL atuam estruturalmente na sua forma de pensar e enfrentar as situações do dia a dia. Isso aumenta a sua qualidade de vida, principalmente para as questões que não podem ser mudadas, apenas a sua maneira de lidar com elas que deve ser melhor trabalhada.

Conheça aqui na SBPNL os cursos de Practitioner em PNL e muitas outras opções para que você evolua com essas técnicas!

E-book 10 dicas de comunicação