As âncoras são uma importante ferramenta para os mais diversos momentos

A Programação Neurolinguística compreende diversas técnicas para que você consiga mudar os caminhos que o seu cérebro tem para enfrentar as situações do dia a dia. Muitas vezes, por força do hábito ou por não ter encontrado uma forma diferente de resolver problemas, o ser humano toma atitudes que podem ser prejudiciais ao seu desenvolvimento pessoal ou profissional.

As âncoras de PNL fazem parte dessas técnicas que ajudam as pessoas a mudarem as suas vidas! A principal função delas é evitar que as nossas emoções fiquem à deriva. Desta forma, as âncoras são utilizadas consciente e inconscientemente a todo momento, criando condições de lidar com diferentes momentos e situações.

O conceito de âncora

Ao pensarmos em um barco se deslocando pela água em direção ao seu destino, podemos perceber que há momentos em que ele deve parar ou pelo menos diminuir sua velocidade. Isso permite que ele não seja levado pelas forças que agem ao seu redor, como as ondas ou correntezas. Nesta situação, a âncora pode ser utilizada para alcançar esses objetivos.

A ideia de âncora no seu dia a dia também tem a mesma função. De acordo com Pavlov, ela ofereceria uma relação estímulo-resposta, ou ainda uma causa e efeito. Essa ferramenta, bastante utilizada pela Programação Neurolinguística, encontra fundamentos também na psicologia comportamental.

Reconhecendo as próprias âncoras

Baseando-se na sua própria experiência, quais são as âncoras que você estabeleceu ao longo de sua vida? Elas possuem um efeito positivo ou negativo para as suas ações? Por exemplo, muitas mulheres se sentem mais poderosas ao usarem um sapato de salto alto, mostrando que aquele calçado é uma âncora positiva.

No entanto, também pode acontecer o oposto, com um estímulo retraindo suas ações. Neste caso é possível citar o exemplo de alguém que não consegue se relacionar amorosamente com outras pessoas depois de ter vivenciado um relacionamento negativo. Para resolver essa situação, será importante desconstruir essas ideias e ancorar novos sentimentos ligados a relacionamentos.

Procure âncoras positivas

Ao perceber a funcionalidade das âncoras em sua vida, você tem a chance de usar esses mecanismos e melhorar seu desempenho em todos os aspectos – profissionais ou pessoais.

Para isso, você deve buscar uma lembrança bastante nítida de alguma experiência já vivenciada anteriormente, para então captar a sensação desse evento e trazê-la para o presente.

Ao experimentar essa sensação em seu nível máximo, escolha um gatilho específico. Quando você se deparar com algum momento em que precisa daquela emoção ou sensação, utilize esse gatilho. Pode ser necessário repetir esses passos algumas vezes, até você fortalecer essa âncora.

A prática ajudará a despertar essas sensações com ainda mais velocidade e praticidade. Ou seja, conforme mais você treinar, mais fácil fica de usar essa habilidade em diferentes situações da sua vida!

Veja as demais publicações em nosso site para saber mais sobre PNL!

Webinar descobrindo PNL