Inteligência emocional, comunicação, soft skills, relacionamento... São assuntos que permeiam nosso dia a dia e têm influência direta em nossa qualidade de vida. Criamos uma série de conteúdos para demonstrar como a PNL pode atuar e se relacionar à temas importantes da nossa vida pessoal e profissional.
Confira nossos materiais para tirar dúvidas, se aprofundar em temas importantes relacionados à PNL e aprender algumas técnicas e ferramentas dessa poderosa metodologia.
Se você tem dificuldade de perceber o próprio valor, sente-se inseguro em suas próprias habilidades, entre outras coisas, utilizar as técnicas de PNL para aumentar a sua autoestima pode fazer toda diferença.
A autoestima equilibrada pode ajudar em todos os aspectos da sua vida e para nossa sorte, pode ser adquirida ou fortalecida com bastante facilidade.
A título de exemplo, uma autoconfiança adquirida através da aplicação das técnicas Programação Neurolinguística pode ser tão poderosa quanto a confiança adquirida por meio de uma experiência real.
Portanto, uma vez aplicada a técnica e a habilidade de ganhar confiança em si mesmo por meio da PNL for desenvolvida, você não terá mais problemas com uma autoestima enfraquecida.
A PNL apresenta um conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam a controlar ativamente o estado mental e emocional de um indivíduo. Trata-se de uma abordagem única para o desenvolvimento das habilidades, da comunicação inter e intrapessoal, entre outras coisas.
É uma metodologia poderosa que traz importantes melhorias na vida profissional e pessoal. Ajuda a:
Sendo assim, apresentamos a seguir, algumas técnicas para você explorar o impacto da PNL na sua autoestima.
Leia também
>>> Autoestima: o que é e como ela impacta a sua vida
O primeiro elemento é valorizar a nós mesmos, nossa importância e nosso valor próprio. Dois Pressupostos da PNL se aplicam aqui:
É muito comum nos concentrarmos apenas em nossas falhas, em vez de reconhecer nossos sucessos. Um sintoma comum é quando nos sentimos inadequados ou incompetentes e tememos que alguém descubra nossa incompetência.
De acordo com os Pressupostos da PNL, não existe fracasso ou falha e já temos todos os recursos internos de que precisamos para ter sucesso. Com esses pressupostos, passa a ser uma questão de descobrir a maneira certa de conseguir o que queremos alcançar.
Dois recursos internos importantes são nossa capacidade de aprender e nossa capacidade de adaptação. Com a capacidade de aprendizagem e flexibilidade, já conseguimos manter a autoestima alta. A adaptabilidade/flexibilidade nos ajuda a lidar com mudanças que não podemos controlar.
A PNL foca no positivo. Ele se concentra no que queremos em vez do que não queremos.
Você está cansado de ter sempre os mesmos resultados na vida? Então mude!
O outro Pressuposto da PNL que se aplica aqui é: se o que estamos fazendo não está funcionando, faça outra coisa. Quando algo não funciona em nossa sociedade, normalmente tentamos corrigir a situação fazendo mais, e mais rápido, ou mais difícil.
Quando o verdadeiro problema é que precisamos fazer algo diferente.
A PNL começa com o pressuposto de que a mudança é possível e que a mudança pode ocorrer rapidamente. Se não gostamos da situação em que nos encontramos, temos a responsabilidade de fazer algo para mudar essa situação. A maneira mais fácil de mudar nossa situação é mudar a nós mesmos.
O cérebro não pode diferenciar entre o que é imaginado e o que é real. Você já passou noites em claro, porque imaginou uma briga que “talvez” pudesse acontecer no dia seguinte?
Bem, se o cérebro pode imaginar isso, podemos colocá-lo para trabalhar fazendo algumas coisas mais úteis. Por exemplo, que tal imaginar um resultado incrível, que faça você se sentir bem. É para isso que serve a PNL e o objetivo da ponte para o futuro é fazer com que você grave uma mensagem positiva no seu inconsciente.
Então, imagine entrar no futuro, no momento em que a atividade com a qual você não se sentia tão confortável acabou e você teve um resultado fantástico. Veja, ouça e sinta exatamente o que você sentiria se aquele momento fosse agora. Como se você estivesse olhando com seus próprios olhos.
Observou como você pode facilmente mudar de estado emocional? Está certo!
Você prepara sua mente para alcançar um resultado bem planejado. Você se torna o que você pensa!
Imagine que ter confiança e autoestima baixa não é mais um fator em sua vida. O que você mudaria, daria, faria ou se tornaria? Aqueles que causam maior impacto em suas vidas são aqueles que optaram por descartar suas inseguranças e tomar medidas decisivas.
Você também pode ser assim!
Leia também
> Autoestima: O que é e Qual a Sua Importância
>> O Que é PNL: O Guia Definitivo
Então, dê o próximo passo e comece a aprender mais coisas sobre a PNL!
Clique aqui para aprender como a PNL pode te ajudar com a autoestima e veja onde mais você pode beneficiar-se dessa metodologia ímpar.