Entenda como a maneira que você enxerga a si mesmo pode ser a peça fundamental que falta para o seu sucesso (ou para o seu fracasso).


É muito provável que você já tenha uma ideia do que é autoestima. Amar a si mesmo, reconhecer o próprio valor, confiar nas próprias capacidades. Todas essas coisas fazem parte da autoestima de alguma forma.

Contudo, o que ninguém entende bem é que uma autoestima equilibrada tem o poder de atuar diretamente nos seus resultados de sucesso e de fracasso. Por esse motivo, é importante falar desde já que estimar a si mesmo não é só uma questão de “amor-próprio”.

Por exemplo, uma estima forte demais pode te levar ao orgulho ou a ilusão de que você é superior ao outro, fechando as possibilidades de reconhecer suas limitações e traçar planos para evolução nos relacionamentos. 

De mesma maneira, uma autoestima baixa pode gerar sentimentos de tristeza, ansiedade, conflitos internos, dificuldade de se relacionar de maneira saudável e equilibrada… Entre outras coisas. 

Seja como for, a verdade é que muitas das nossas emoções, conflitos e barreiras são, na verdade, um desequilíbrio na maneira que enxergamos a nós mesmos.

Não existe nenhum milagre… 

Entretanto, uma autoestima equilibrada é um dos maiores fatores de sucesso das pessoas de sucesso. 

Isso se dá porque as crenças que você tem sobre si mesmo, como a avaliação de sua própria aparência, emoções e comportamentos são influencia direta sobre o que você escolhe, a maneira que você age, os pensamentos que você tem.

Possuir uma autoestima equilibrada pode transformar totalmente sua vida. E essa é a verdadeira importância dela. 

Então, vamos lá, afinal… O que é Autoestima?

O que é autoestima

mulher segurando cartaz perguntando, "quem sou eu".

Em psicologia, o termo “autoestima” é usado para descrever o quanto você se auto aprecia e gosta de si mesmo. É a qualidade de um indivíduo satisfeito com sua identidade e que possui autoconfiança e autovalorização.

Em outras palavras, é a avaliação e o julgamento que você faz de si mesmo.

Uma baixa autoestima, por exemplo, pode fazer com que as pessoas se sintam derrotadas ou deprimidas. Da mesma maneira pode levá-las a fazerem escolhas erradas, a entrarem em relacionamentos tóxicos ou a não atingirem todo o seu potencial. 

Da mesma maneira, uma autoestima mais elevada faz com que as pessoas, mesmo com medo, encarem as situações de maneira corajosa e resiliente. Não se preocupem muito com o que as pessoas pensam; acreditam e confiam no seu próprio potencial e capacidade.

A verdadeira importância da autoestima 

Dessa forma, a autoestima desempenha um papel significativo em sua motivação ao longo de sua vida. 

Por exemplo, a confiança no valor de alguém como ser humano é um recurso interno relevante e geralmente um fator altamente positivo na vida; está relacionado com realizações, bons relacionamentos e satisfação.

É importante deixar claro que a experiência de cada pessoa é diferente, mas ao longo da vida, a autoestima parece aumentar e diminuir de maneiras previsíveis e sistemáticas. 

Segundo a Super Abril, pesquisas conduzidas por cientistas da Universidade de Berna, na Suíça, sugerem que a autoestima cresce, em graus variáveis, até os 60 anos, quando permanece estável antes de começar a declinar na velhice.

Em outras palavras, a autoestima afeta desde o seu sucesso acadêmico, profissional, até a qualidade de seus relacionamentos e a sua saúde mental e é essa influência direta sobre todas as áreas da nossa vida que sua importância entra em destaque.

Entretanto,  a autoestima não é uma característica imutável. 

Sucessos ou retrocessos, tanto pessoais quanto profissionais, podem alimentar flutuações nos sentimentos de autoestima.

Nenhuma pessoa é menos digna do que a outra e ninguém é considerado mais importante. Saber esse detalhe é crucial para sentir-se mais confiante e ter uma autoestima saudável, ajuda a deixar de lado o medo de valer menos que os outros.

Como identificar sinais de uma baixa autoestima? 

A pessoa confiante é facilmente identificada e chama a atenção, mas e as pessoas com baixa autoestima? 

Muitas pessoas não fazem ideia de que têm a autoestima baixa e sofrem por conta disso. 

Aqui estão 10 sinais que podem significar uma baixa autoestima:

  • Verificar o celular sozinho em eventos sociais 
  • Quando você recua durante uma discordância para apaziguar a outra pessoa 
  • Incapaz de sair de casa sem maquiagem ou enfeites 
  • Medo de contribuir com sua opinião em uma conversa 
  • Não consegue lidar com elogios genuínos 
  • Quando você desiste de alguma coisa muito fácil ou muito cedo 
  • Ficar confuso para tomar decisões simples 
  • Quando você se compara com os outros 
  • Levar as críticas para o lado pessoal
  • Quando você apresenta uma postura corporal não adequada

O ideal é procurar um  equilíbrio saudável entre alta e baixa autoestima. Por isso, identificar quais sinais demonstram uma autoestima mais forte, também é necessário.

Aqui estão alguns sinais de que um indivíduo está com a dose certa.

  • Sabe a diferença entre confiança e arrogância
  • Não agrada as pessoas ou busca aprovação de terceiros
  • Lida com conflitos 
  • É capaz de expressar necessidades e opiniões
  • É assertivo, mas não agressivo
  • Não é escravo da perfeição
  • É capaz de definir limites
  • Não tem medo de contratempos
  • Aceita quem eles verdadeiramente são
  • Não teme o fracasso
  • Aceita receber feedback, e agradece
  • Não se sente inferior

Ter autoestima é amar a si mesmo antes de qualquer coisa. 

Busque seu equilíbrio e transforme sua realidade. Você acha que é  possível estar imune aos desafios da vida, mesmo quando as coisas parecem sem solução? 

A PNL ajuda você a aprender a se valorizar, da mesma forma que aconteceu com a nossa aluna Amanda.

Ajuda você a se colocar no centro da sua própria vida e a não esperar que alguém considere você importante, mas você mesmo. 

A autoestima saudável servirá como uma maneira estratégica para encarar qualquer dificuldade. Todos nós passamos por desafios, problemas e decepções durante as nossas experiências pessoais e profissionais. O que nos diferencia é como enfrentamos cada um desses desafios. 

Então, seja a sua própria solução! 

Não espere ninguém dizer a você o que fazer. Aprenda a  se conhecer melhor  por meio das técnicas de PNL,  você vai desenvolver habilidades para repensar e rever seus comportamentos para aplicar a mudança necessária, de acordo com a sua necessidade e a sua dor. 

COMO ser minha própria solução? 

Você pode começar observando seu comportamento a partir do que descrevemos acima e promover pequenas mudanças que vão ajudar você em seu crescimento pessoal e na difícil tarefa de entender que é possível aceitar a si mesmo.

Depois, é você acreditar que tentar aumentar a sua autoestima é bom para você e para as pessoas que estão ao seu redor, e sem dúvida vai fazer você sentir que é possível se tornar a pessoa que você gostaria de conhecer.

Fale agora com um consultor e tire suas dúvidas!