Networking: descubra a importância de cultivar relacionamentos e saiba como fazê-lo

networking pnl

Os relacionamentos profissionais podem ser construídos além do seu ambiente de trabalho.

A criação de vínculos está presente na vida do ser humano desde o nascimento: a proximidade entre mãe e filhos, seguido pela afetividade com um círculo familiar mais amplo até ultrapassar os vínculos sanguíneos e chegar à escola. A partir de então o indivíduo começa a criar outras conexões, baseadas em afinidades ou não, e que são essenciais para a criação de uma ideia de mundo.

Diversas pesquisas comprovam os benefícios de fazer e manter amizades pela vida. Uma pessoa que tem companhia para sair, conversar sobre assuntos mais íntimos e buscar consolo em tempos difíceis, acaba também tendo mais segurança e capacidade de ser resiliente.

Quando essas relações chegam ao campo profissional, existem ainda mais possibilidades e oportunidades. O conhecido networking permite que você seja melhor recebido em diversos lugares, inclusive aqueles em que você nunca esteve.

O que é networking?

O termo, que pode ser traduzido como “rede de trabalho”, é na verdade uma das ferramentas mais poderosas para quem deseja se posicionar no mercado. Ao administrar seus contatos, isso pode te ajudar em diversos momentos – como por exemplo, a troca de emprego ou para conseguir novos clientes.

Não se trata de burlar processos seletivos ou ter relações motivadas por um interesse. Ele funciona como uma via de mão dupla. Deve haver troca de conhecimentos, indicações, novidades e se basear em ajudas mútuas, trazendo benefícios reais aos profissionais.

Networking: como fazer e cuidar destes relacionamentos

Assim como todo relacionamento, é necessário empenho para que eles sejam bem cuidados e se desenvolvam. Muitas pessoas encaram o networking como uma lista com nomes para entrar em contato apenas quando precisar. Mas não é bem assim.

Os vínculos profissionais podem começar desde a sua formação acadêmica, mostrando que você está empenhado em se tornar um excelente profissional. Conferências, reuniões e palestras, por exemplo, são bons meios de conhecer pessoas interessantes que atuem na sua área. Porém é importante que essas relações se dêem de forma natural.

Para manter esses contatos vivos, mantenha os canais de comunicação bem abertos. Mandar mensagens de vez em quando, por exemplo, é uma boa estratégia – nem que seja apenas para felicitar pelo aniversário ou ainda o link de um artigo que acrescente novas ideias a uma conversa que vocês já tiveram.

Ao criar vínculos de forma natural, você irá transcender o aspecto profissional e assim ampliar a lista de contatos que você pode confiar e contar nos momentos mais delicados da sua vida.

Relações humanizadas deixam a vida mais saudável

Investir nas amizades que você conquistou ao longo da vida é mais do que deixar portas abertas, mas é também uma atividade saudável para o seu corpo e sua mente. Marcar uma partida de futebol ou uma viagem com amigos, por exemplo, traz diversos benefícios para a sua vida.

Veja outras formas de investir em sua carreira e na vida pessoal com as nossas outras publicações ou veja em nosso site o calendário de cursos para você se desenvolver e ampliar seu círculo de relacionamento.