Aprenda a lidar com os erros no dia a dia

Saiba como transformar o erro em uma oportunidade de crescimento

Existe uma máxima que diz: “ninguém é perfeito”. Todas as pessoas do mundo são imperfeitas. Isso não significa que elas não sejam boas, competentes, necessárias. Isso apenas significa que todas estão sujeitas ao erro.

Afinal, os erros são parte muito importante para o aprendizado e para as criações, conforme a PNL nos ensina. O caminho de novas descobertas, por exemplo, está cheio de erros e são eles que te aproximam e ajudam a chegar a grandes inovações e acertos.

Por isso, é essencial aprender a lidar com as frustrações que advêm do erro – seja ele próprio ou de outras pessoas.

Como lidar com os próprios erros?

A conscientização que os erros são tão importantes quanto os acertos – ou ainda, que os erros são o caminho para os acertos, deve fazer parte da sua vida, seja no aspecto profissional ou pessoal.

Evitar errar nem sempre é possível. É claro, temos que ter atenção plena para que os nossos erros não aconteçam por descaso ou atitudes de prepotência. Quando estamos em nossa zona de conforto os erros são ainda mais prováveis, pois podemos seguir no piloto automático, sem efetivamente prestar atenção ao que é feito. Este é um erro que pode ser evitado e a Programação Neurolinguística nos ajuda nesse processo.

Porém, há outros tipos de erros que vêm da ousadia de tentar algo diferente, da busca por inovações. E esses erros devem ser abraçados e compreendidos, pois contam muito para que possamos chegar ao objetivo que buscamos.

O primeiro passo, portanto, é olhar para o erro e estudá-lo. Ele é o melhor mapa para que você continue seus projetos de vida.

Depois disso, você conseguirá elaborar as melhores soluções ou até mesmo saber se deve apenas seguir em frente, tentar de novo ou “deixar para lá”. Os erros também nos ensinam quando devemos mudar de ideia, para que não continuemos investindo em projetos que não têm a força ou a importância que imaginávamos.

Os erros no ambiente de trabalho

Nos ambientes de trabalho, os erros podem assumir uma dimensão ainda maior, tanto aqueles cometidos por você quanto aqueles cometidos por outras pessoas.

Alguns podem resultar em prejuízos financeiros que impactam na vida de todos os outros colaboradores. Então como lidar com essas situações?

O primeiro passo é ponderar os resultados e as motivações desse erro. Muitas vezes, o maior dano de um erro é a desmotivação entre os colaboradores, o que poderá resultar ainda em outros efeitos colaterais, como queda na produtividade e perdas para o seu quadro de funcionários.

Portanto, no papel de gerência e coordenação, ao lidar com os erros de uma equipe é importante saber ponderar essas perdas e ganhos no momento de planejar a melhor solução para um determinado desafio.

O ativo mais importante de uma empresa é a sua força humana. Prezar por soluções que valorizem esse ativo é essencial para manter a saúde e o sucesso de qualquer empreendimento.

Quer saber mais dicas para lidar com pessoas e conflitos ou problemas no ambiente profissional e pessoal? Veja nossos outros artigos no blog e conheça nossos materiais educativos!

Curso Practitioner em PNL

Webinar Inteligencia EmocionalPowered by Rock Convert