Identificar possíveis problemas e apontar as melhores soluções estão nas atribuições de um bom líder.

Em momentos de crise, uma equipe pode facilmente ficar desmotivada ou até mesmo perder o rumo. Cabe ao líder exercer sua habilidade para mantê-los trabalhando motivados e com um objetivo em comum.

O bom desempenho de toda a equipe, em alguns casos, pode estar dependendo também da postura de um bom líder. A relação entre o chefe e os seus funcionários deve ser trabalhada para evitar quaisquer ruídos que atrapalhem a clareza e, desta forma, as expectativas estejam bem alinhadas.

Veja algumas dicas de características essenciais para formar sua personalidade de líder e avaliar a sua postura em frente a crises.

Cuidado com as críticas

As críticas são necessárias no desenvolvimento de qualquer trabalho. São elas que ajudam qualquer projeto a alcançar seu potencial. Porém é importante prestar atenção ao modo que as críticas são feitas, evitando desmotivar os colaboradores.

Além disso, é muito importante que elogios sejam feitos. Isso demonstra que você está acompanhando ativamente o trabalho e sabe reconhecer quando o caminho é o certo. Isso dá mais incentivo para seus funcionários buscarem o melhor desempenho individual.

Melhore a comunicação

Após analisar todos os setores de uma empresa, um dos aspectos que costumam receber mais comentários negativos está na habilidade de comunicar. Seja para alinhar as expectativas ou para promover os valores de uma marca, a comunicação deve ser trabalhada constantemente.

Uma boa comunicação está de mãos dadas com a motivação, afinal é através dela que os funcionários sabem objetivamente quais são suas funções e responsabilidades dentro do time. Busque sempre se expressar com clareza e transparência, transmitindo também mais confiança em suas decisões.

Compartilhe avaliações

O diálogo com seu time é essencial para o sucesso de todos. O gestor é responsável por avaliar o trabalho e a postura de cada membro da equipe, compartilhando individualmente os pontos fortes e as melhorias sugeridas.

No momento de dar o feedback, levante tanto os pontos positivos quanto os que ainda devem ser melhorados.

Canal aberto

Deixe um espaço aberto para que seus colaboradores possam ir até você ou enviar por e-mail sugestões e críticas. Assim como o líder avalia, ele também deve ser avaliado. Apenas ouvindo as pessoas que estão trabalhando com você será possível elaborar um plano de melhorias pessoais.

Além disso, esse será o seu melhor termômetro para saber o que deve ser mudado, recebendo dicas que muitas vezes sequer passariam pela sua cabeça. A experiência de outras pessoas é essencial para o seu aperfeiçoamento.

Promova a união

Esteja próximo de seu time, motivando que eles busquem o aperfeiçoamento e o senso de equipe. Ter proximidade com as operações pode ser ainda mais fácil para identificar quando algo está errado e remediar antes que se torne um grande problema.

Em momentos de dificuldades, ter o grupo unido é uma excelente forma de garantir que todos trabalharão juntos para a situação melhorar.

Veja em nossas publicações outras dicas para se tornar um líder ainda melhor. Com o curso Practitioner em PNL, você aprende ainda mais recursos e ferramentas para ser um bom líder e ter mais sensibilidade para enxergar as situações ao seu redor.

 

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