O conflito, principalmente dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a diferença de opiniões somada à má comunicação

por Gilberto Craidy Cury

O conflito, principalmente dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a diferença de opiniões somada à má comunicação

Muitas pessoas confundem divergência com conflito, com briga, mas na verdade, o conflito, principalmente dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a diferença de opiniões somada à má comunicação. As diferentes opiniões no trabalho são comuns e quando bem gerenciadas levam ao fortalecimento das equipes e ao crescimento profissional. A maneira sadia de lidar com elas é também aquela que mais facilita o desenvolvimento de indivíduos e da organização: a boa comunicação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, cerca de 70% dos problemas nas organizações tem relação direta ou indireta com problemas de comunicação. Sendo assim, ensinar as pessoas e equipes a se comunicar melhor é uma excelente maneira de gerenciar os problemas. No entanto, não basta colocar um de frente pro outro e pedir que falem, é preciso desenvolver nas pessoas a capacidade de entender umas às outras e respeitar opiniões divergentes. Nesse contexto, a Programação Neurolinguística – PNL é a ferramenta mais eficiente de ser aplicada aos treinamentos.

Mediação de conflitos com PNL

A PNL é, entre outros, um conjunto de ferramentas e técnicas de comunicação que trabalha individualmente nos colaboradores sua sensibilidade, capacidade de percepção, intuição, flexibilidade, empatia e inteligência emocional. Ela permite que possamos aprender e modificar modelos de comunicação interpessoal e intrapessoal, em pouco tempo e de maneira muito eficaz. Promove, também, o autoconhecimento, alicerce do auto desenvolvimento.

Outra qualidade trabalhada pela ferramenta é a capacidade de gerenciar pessoas, uma vez que a liderança qualificada exige a capacidade de entender e respeitar os indivíduos. A qualidade do sucesso na liderança depende da qualidade das habilidades pessoais de se comunicar e do bom  relacionamento entre interlocutores. É importante expressar nossos posicionamentos e objetivos com clareza, gerando uma atmosfera de confiança, com habilidade para influenciar nosso interlocutor. Saber reconhecer sinais verbais e não-verbais, distinguir qualidades de voz e entonação, conhecer estratégias e modelos de negociação, utilizar a criatividade para a solução de problemas, são alguns dos caminhos que a PNL apresenta.

Gestão de conflitos nos ambientes profissionais

Dentro do universo das empresas, trabalhar as pessoas é a melhor forma de desenvolver equipes. Afinal de contas, as equipes são um conjunto de indivíduos que trabalham juntos para um resultado ideal. Os gestores que decidem investir em PNL podem esperar uma mudança imediata no clima organizacional, diminuição de conflitos, melhor entrosamento, maior qualidade de vida, entre tantos outros benefícios.

Existe um senso comum entre os gestores de RH que diz que as pessoas são admitidas pelas qualidades técnicas e demitidas pelas incompetências comportamentais. O técnico você aprende em muitos lugares. A prática, você conquista com o tempo. Já a habilidade comportamental, também reconhecida como atitude, a PNL é capaz desenvolver e transformar tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

O grande diferencial de se trabalhar a comunicação entre as equipes com a PNL é que os treinamentos feitos são capazes de promover mudanças profundas, não precisando aplicar novos treinamentos à equipe. Isso significa muito mais eficácia e assertividade, já que as transformações são duradouras, perenes. Bom para o profissional, para o líder e principalmente para a empresa.

Gilberto Cury é presidente da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.

Guia básico para evitar conflitos e melhorar as relações interpessoais

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