Tríade do Tempo: o que é e como aplicar em sua vida

Tríade do Tempo

Conheça a metodologia criada por Christian Barbosa para você organizar seu tempo, aumentar sua produtividade e ganhar mais qualidade de vida

Uma das principais reclamações em consultórios de psicologia é o esgotamento, que pode estar ligado a uma falta de planejamento ou planejamento ineficiente. De acordo com o SEBRAE, planejamentos inadequados estão entre as principais causas de fechamento de empresas.

A Tríade do Tempo é uma metodologia que permite melhorar seus planejamentos, para que você tenha maior produtividade sem desequilibrar as diferentes esferas da sua vida. Criado por Christian Barbosa, o conceito tem base científica e vem evoluindo e se refinando continuamente com novos estudos e pesquisas.

Desde sua criação esse método de planejamento pessoal e profissional tem ajudado milhares de pessoas e organizações a alcançarem mais produtividade, tornando mais fácil atingir suas metas.

Tríade do Tempo: o que é esse método

A metodologia apresenta uma nova estratégia para categorizar as atividades e demandas do dia a dia, a partir de três classificações: importante, urgente e circunstancial.

Segundo a Tríade do Tempo, para que você tenha mais sucesso e bem-estar ao realizar suas atividades, é fundamental se concentrar naquelas que estão categorizadas como importantes, tendo o mínimo possível de outras atividades, sejam circunstanciais ou urgentes.

Christian Barbosa em seu livro “A Tríade do Tempo” detalha a metodologia completa, composta por 5 etapas, que agrupam técnicas específicas e ensinam o que é preciso fazer para se tornar mais produtivo e elevar sua performance pessoal, alcançando novos níveis de excelência, de forma sustentável. 

As 5 etapas são:

  • Identidade: nesta etapa é realizada uma autoanálise onde você vai entender melhor seus comportamentos e emoções e como gasta seu tempo.
  • Metas: esta fase é dedicada a traçar o melhor caminho para chegar aos seus objetivos, estabelecendo também uma ordem de prioridades.
  • Planejamento: com as metas definidas este é o momento de traçar um “mapa” para não se perder durante sua jornada em direção aos seus objetivos.
  • Organização: com o planejamento concluído, fica mais simples organizar os recursos que já tem disponíveis e os que precisará para tirar seus planos do papel, partindo para a ação, sustentando prazos e evitando distrações.
  • Execução: todas as etapas anteriores convergem para este momento, onde você finalmente parte para ação e coloca seu plano em prática.

A Tríade do Tempo prevê ainda, pausas estratégicas entre as tarefas, criando um tempo livre, somente para você, onde pode escolher entre descansar ou realizar outra atividade antes de retomar o trabalho.

Benefícios da Tríade do Tempo

Entre os principais benefícios da Tríade do Tempo estão ganhos como:

  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Reconhecimento de atividades que levam mais tempo do que deveriam
  • Aprendizado de como definir metas e como executá-las
  • Gerenciamento de informações importantes e como evitar reuniões desnecessárias
  • Saber quando delegar tarefas para ter uma equipe mais eficaz

Tríade do tempo em seu trabalho

Ter um planejamento estruturado permite prever diferentes cenários, o que oferece as condições necessárias para que você se prepare melhor e chegue ao seu objetivo com mais facilidade e tranquilidade, considerando mudanças e adaptações no caminho. O planejamento é uma das mais importantes ferramentas de orientação e aproveitamento de recursos utilizados.

Para as pequenas e médias empresas a rotina pode ser tão corrida que se torna complicado planejar as atividades do ano, prejudicando o desempenho da organização. Já no caso das grandes empresas, isso é uma obrigação para que todos os departamentos estejam bem alinhados com uma meta em comum e a empresa possa prosperar.

A Tríade do Tempo ajuda pequenas e grandes empresas a alcançar mais sucesso ao desenhar e executar um planejamento, antecipando possíveis problemas e garantindo o sucesso dos projetos.

Tríade do tempo em sua vida pessoal

Para ter mais sucesso em sua vida pessoal, conseguindo cumprir compromissos e aproveitar momentos especiais, é importante realizar também um planejamento pessoal, considerando questões como autoconhecimento e disciplina.

As metas podem ser adaptadas ao longo do tempo, de acordo com os seus desejos e necessidades, levando em conta, principalmente, o estágio em que você está, o que já foi realizado, o que precisa mudar e qual é o destino pretendido.

Um dos maiores diferenciais da Tríade do Tempo, são seus indicadores de sucesso. Com eles é possível mensurar como está a aplicação do método na vida pessoal, identificando gargalos e pontos de melhoria em sua rotina.

Aplicando o conceito em seu planejamento

Ao fazer o planejamento, você deve seguir alguns passos:

  • Deixe o propósito claro: o propósito deve ser a força maior que te leva a agir, com comprometimento e convicção. É o equivalente, em uma organização, à sua missão.
  • Tenha metas bem definidas: além do objetivo final, as metas ajudam você a não se perder pelo caminho. Afinal, quando você identifica que algo deixou de ser cumprido, fica mais claro que o planejamento da etapa precisa ser aperfeiçoado.
  • Padronize as informações: em projetos mais complexos fica impossível se lembrar de tudo. Por isso, padronize as informações para que ela possa ser acessada por todas as pessoas envolvidas no trabalho de maneira simples e descomplicada, facilitando a compreensão e o entendimento geral.
  • Tenha foco: algo que pode atrapalhar qualquer bom planejamento é tentar unir diversas atividades e desempenhá-las ao mesmo tempo. Preferencialmente, trabalhe com uma meta por vez.Seu poder de realização será maior. Acredite.
  • Analise os recursos disponíveis: identifique quais são os pontos fortes e os pontos que devem ser aperfeiçoados para a realização de seu planejamento. Com isso, fica mais fácil avaliar se é possível executar sua estratégia com os recursos que têm disponíveis e quais recursos vai precisar ao longo do tempo para alcançar seus objetivos.
  • Encontre motivação: em projetos de maior duração, é importante buscar maneiras de manter sua motivação pessoal e a motivação da equipe. Ao definir pequenas metas, intermediárias, é possível relembrar a trajetória do projeto e comemorar as vitórias alcançadas até o momento. Ao enxergar tudo que já foi superado e o quão perto objetivo está de ser concluído, a motivação é renovada, dando novo fôlego tanto para você quanto para a equipe continuar.

Quer saber mais sobre a Tríade do Tempo e outras metodologias criadas para que você possa alcançar o sucesso em seus objetivos pessoais e profissionais? Veja mais artigos em nosso blog e conheça a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística!

Curso Practitioner em PNL