Tríade do Tempo e Produtividade

Tríade do Tempo e Produtividade SBPNL tumb

Tríade do Tempo e Produtividade SBPNL

Para chegar aos seus objetivos, é necessário conhecer o que precisa ser feito – e a melhor maneira de fazer. É por isso que existem vários métodos para diferentes tarefas.

O método, palavra de origem grega que significa “caminho para chegar a um fim”, permite que você realize qualquer atividade, seguindo um roteiro consciente e prático.

Cada atividade, incluindo suas obrigações profissionais, pode ser desempenhada de uma forma diferente. No entanto, quando você começa a fazer suas obrigações de forma mais ordenada e racional, você pode aumentar a produtividade no seu dia a dia.

É com essa intenção que nasceu o Tríade do Tempo.

O que é o Tríade do Tempo

A Teoria do Tríade do Tempo pressupõe que existem três tipos de tarefas em que podemos dividir o tempo: as importantes, as urgentes e as circunstanciais.

As tarefas importantes são aquelas que devem ser realizadas em um prazo curto, trazendo resultado imediato. As tarefas urgentes são aquelas que já estão com o prazo expirado ou que possuem um prazo ainda mais curto, portanto mereceriam mais a nossa atenção. Já as tarefas circunstanciais são aquelas em que normalmente desperdiçamos o nosso tempo, pois elas não trazem um resultado.

Se você se sente sobrecarregado, ou com um intenso cansaço ou estresse, possivelmente significa que você não está sabendo aproveitar o melhor do seu tempo.

Como usar o Tríade do Tempo para ter mais produtividade

Para aplicar o Tríade ao seu dia a dia e obter mais produtividade, principalmente no trabalho, é importante entender as cinco etapas de aplicação: identidade, metas, planejamento, organização e execução.

Comece compreendendo o tempo útil que você possui e, após esse primeiro passo, aplique cada uma das etapas:

Identidade: é a principal fase do método, pois ela é responsável por clarificar o que mais importa na sua vida. Ou seja, é o momento de identificar onde você deseja focar e começar a definir as maneiras para equilibrar o seu cotidiano.

Metas: não basta administrar o seu tempo, é necessário que ele tenha um sentido. Portanto, é preciso criar um modelo de evolução consciente, que possa ser aplicado ao seu dia a dia, abandonando a zona de conforto que pode estar te limitando.

Planejamento: uma vez que você identifica o que é importante para você e consegue deixar bem definido onde deseja chegar, é o momento de colocar seus planos em prática. E isso não é possível sem um planejamento! Por isso, pense em seu tempo em diferentes perspectivas – anual, mensal e semanal, para então priorizar as tarefas que têm realização mais complexa.

Organização: nessa etapa, você deve organizar também o espaço. Ou seja, o ambiente físico ou digital, que deverá ser usado para a realização das tarefas, precisa estar em ordem para que você não perca tempo fazendo isso durante a execução das suas atividades. Aquela caixa de e-mails ou a sua mesa no trabalho, por exemplo, se encaixam nessas categorias.

Execução: essa é a última fase e envolve saber dividir suas horas diárias para cumprir adequadamente as suas obrigações, mantendo o foco nas atividades independentemente das urgências que vão surgindo pelo caminho.

Tríade do Tempo no seu trabalho

Todas essas etapas e dicas ficam ainda mais fáceis de serem aplicadas quando pensamos no ambiente de trabalho. Afinal, é essencial ter assertividade para que você tenha maior produtividade e possa desempenhar adequadamente as suas atividades.

Para quem busca uma promoção no trabalho ou simplesmente quer conquistar mais confiança para ter autonomia em suas escolhas, é necessário mostrar que sabe gerir seu tempo e usá-lo da melhor forma possível.

Além disso, quando você consegue organizar seu tempo e priorizar as atividades adequadamente, você evita o estresse e a correria em sua rotina, garantindo mais tempo para as suas atividades pessoais.

E-book PNL e a sua vida profissional