Todo sonho começa na sua forma de pensar sobre sonhos

A sua maneira de pensar pode estar no caminho da realização dos seus sonhos.

por Caê Nobrega

Quando você não possui clareza sobre seus sonhos, existe uma grande possibilidade de que você esteja com uma visão focada no presente ou uma visão de curto prazo. E, com isso, pode estar deixando de criar possibilidades futuras.

Essa forma de funcionamento, na qual não tenho clareza sobre quais são meus sonhos, é incorreta então?

Claro que não! É apenas uma forma de funcionamento que pode ser adequada para alguns contextos em determinados momentos e não tão eficiente em outros.

É importante, antes de mais nada, saber o que você ganharia se tivesse sonhos bem claros, com metas definidas dentro de um planejamento e um cronograma de ações.

Se você tem certeza de que não ganharia nada sonhando mais do que você sonha nos dias de hoje, nem continue a leitura…..

Agora, se você pensa que precisa sonhar mais alto, mais longe, maior ou melhor em algo, esse artigo foi feito para você.

A minha forma de pensar sobre Sonhos é: “Conjuntos de imagens sem tempo definido, que compõem uma linha de eventos em nossas mentes enquanto dormimos. Muitas vezes, sonhar faz você experimentar uma realidade alternativa presente em sua mente de uma maneira particularmente especial”.

Tudo o que hoje faz parte de nossa realidade, de certa forma, foi o sonho e foco de alguém em algum momento. Por exemplo, termos em nossas mãos um smartphone compacto que praticamente faz o mesmo trabalho de um computador desktop.

Walt Disney disse, em uma de suas célebres frases, que “se você pode sonhar, você pode fazer”, comprovando em suas obras que o ser humano é capaz de materializar sonhos em formas incrivelmente variadas, desde que queira e se esforce, dedique e tenha foco.

Nosso cérebro é atemporal, não distinguindo muitas vezes do que é sonho ou realidade. E, por isso, dependendo da forma que você sonha, a história que você conta para você mesmo pode estar te aproximando de uma realidade mais positiva ou negativa para seu futuro.

Gostaria que você compreendesse que todo sonho começa, na verdade, na forma como você pensa sobre “Sonhos”. De acordo com a PNL (Programação Neurolinguística), no caso de sonhos, processamos nossa forma de agir da seguinte forma:

1. Pensamentos: O que você pensa sobre sonhar? Você acredita que é capaz de realização? Você acha que precisa sonhar mais? Será que você merece? Tem algo ainda para construir?
Sua forma de pensar é tão importante que altera de imediato suas emoções / sentimentos sobre algo, alguém ou até sobre a si mesmo.

2. Sentimentos: Com base em seus sentimentos, o que você sente neste momento, logo após pensar desta forma? Como isso impacta suas emoções e como você enxerga essa situação agora?
Observe que praticamente é uma relação de causa / efeito em que sua forma de pensar altera de imediato o que você sente, tendo como produto final comportamentos que comprovam o que pensa e sente.

3. Comportamentos e Ações: o que de fato você fará e que as pessoas verão você fazer ou até não fazer? Lembre-se que não agir também pode ser considerado um comportamento.
Para devida compreensão e organização das ideias, usarei o conceito + legendas estruturados abaixo em uma análise real:

P = Pensar / Pensamentos / Forma de Pensar
S = Sentir / Emoções / Sentimentos
A = Agir / Ações / Comportamentos

Se eu sonhar grande, penso (P) que não vou conseguir realizar. Sinto que vou me frustrar demais, e isso não será nada bom para mim (S). Por isso, prefiro não fazer nada (A).

Concluindo, para se proteger de uma frustração, ela pensa que não é bom sonhar e como consequência não age.

No próximo artigo, falaremos de forma prática como construir sua lista de sonhos. Enquanto isso, ajuste sua forma de pensar sobre sonhos, para que você possa agir colocando-os em prática.

Afinal, todo sonho começa com a sua forma de pensar sobre sonhos.

Webinar o poder da resiliência