PNL ajuda a combater a ansiedade

Ansiedade atinge grande parte da população mundial. Veja como a PNL ajuda a combater este mal.

esquisas apontam que uma em cada quatro pessoas no mundo sofre com os sintomas de ansiedade. Entre esses sintomas está a sensação de aperto no peito, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, além de medo e preocupação excessiva – mesmo quando não há motivos aparentes. Como se não bastasse o desconforto e incômodo que tudo isso já pode trazer, pessoas com ansiedade também apresentam predisposição a desenvolverem outras doenças.

Segundo dados revelados pelo World Health Mental Survey, que está ligado à OMS, 20% das pessoas que vivem em São Paulo já tiveram ou ainda convivem com algum transtorno ansioso. Em um cenário em que a ansiedade é tão comum, é muito importante buscar alternativas para uma vida mais saudável e equilibrada.

A Programação Neurolinguística é uma ferramenta importante para alcançar um estilo de vida mais harmônico. Com a PNL é possível alterar o estado ansioso, mudando sua fisiologia e suas representações internas.

Como combater a ansiedade com a PNL

O aparecimento da ansiedade na vida de uma pessoa pode estar relacionado com algum fato específico ou a recorrência de situações em que ela mesma se vê em momentos desconfortáveis – que sequer foram concretizados da maneira que foram idealizados. Nesse ponto, a Programação Neurolinguística pode atuar para transformar essas sensações e ideias.

Ao criar uma noção irreal da situação que desencadeia a crise de ansiedade, o organismo responde ativando o seu modo de operação em alerta. Por isso os batimentos mais acelerados, a respiração ofegante e a irritabilidade, fazendo com que a pessoa sinta que deve fugir de algum perigo eminente.

Mudando hábitos

Uma das maneiras que a PNL muda a sua vida é tornando alguns conhecimentos empíricos em questões mais racionais. Alguns hábitos, por exemplo, podem trazer efeitos negativos para o seu dia a dia. Ao perceber quais são e como mudá-los, você poderá ter muito mais controle sobre aquilo que altera seu humor e a maneira como você enfrenta os desafios.

Dormir e alimentar-se adequadamente é um dos pontos que ajudam a combater as crises de ansiedade. Assim como exercitar-se com frequência, que estimula a produção adequada de neurotransmissores em seu corpo, ajudando nas sinapses e na sensação de tranquilidade. A PNL, neste caso, oferece a programação para que você siga essas tarefas com maior disciplina.

Não existem soluções mágicas

O Practitioner em PNL , por exemplo, é um treinamento capaz de lhe ajudar a perceber que, independente do seu problema, não existe uma solução mágica para solucioná-lo: é necessário buscar dentro de você os recursos que você precisa. Um dos principais pressupostos da PNL afirma que “todos nós temos os recursos que necessitamos”. O que você precisa aprender é saber identificá-los e como utilizá-los positivamente. 

A paciência e compreensão de que o tratamento de ansiedade é gradativo ajuda nesse processo, que é construído por várias etapas. Por meio da mudança de crenças, por exemplo, se torna possível mudar a maneira com que você enfrenta os problemas que sempre estiveram presentes em sua vida.

Conheça mais sobre PNL e como ela pode mudar sua vida a partir das nossas outras publicações e veja nossos cursos aqui.

Compartilhe:
Contato