Dicas para se tornar um líder melhor

Capacidade de liderança é essencial para formar boas equipes.

Contar com um bom líder é essencial para garantir o sucesso de qualquer equipe. Isso independe de níveis hierárquicos ou experiência em um cargo, estando mais relacionado ao modo como a pessoa se relaciona com as demais e a capacidade de motivar e engajar que ela possui.

Apesar de algumas características naturais da personalidade de alguém ajudarem na formação de um bom líder, é necessário se preparar para isso. Além de estudar as melhores técnicas de liderança, é importante manter-se atento às necessidades de cada situação, para saber a maneira mais eficiente de interferir e fazer a diferença.

Veja algumas dicas para se tornar um bom líder!

Como se tornar um líder melhor

Aparentemente, não existem segredos para se tornar um líder melhor, pois todos os passos já foram desvendados em centenas de estudos, livros e publicações. No entanto, curiosamente, ser e formar líderes continua a ser um desafio constante do ser humano e das organizações. Compreender as necessidades de cada ambiente e pessoa pode ser a primeira iniciativa, o que deixará o trabalho bastante intuitivo uma vez que você compreender o que deve ser feito. Veja algumas dicas de como agir, segundo os três estilos de chefes:

Segurança: Alguns funcionários precisam sentir a segurança de que estão sendo bem guiados, enquanto outros preferem maior liberdade para trabalhar. Você, como líder, deverá perceber essas necessidades e a partir disso aprender a melhor forma de dirigir este profissional.

Comunicação: Ter uma boa comunicação é algo essencial. Independente do estilo de liderança que você escolher seguir, é muito importante que os seus colaboradores recebam de você todas as informações necessárias para tomarem as decisões. Caso você esteja mais para a liderança autocrática, isso pode ser um desafio que deve ser aceito para se tornar um líder melhor.

Autonomia: Dar espaço para que a sua equipe cresça é essencial. Mesmo que você perceba a necessidade de ser mais autocrático, é preciso dar a oportunidade para que cada um se desenvolva e descubra seus pontos fortes. Ao dar mais autonomia, você também terá mais material para analisar e sugerir mudanças.

Feedback: O feedback é uma parte muito importante do trabalho do líder. Analisar as condições e situações, avaliando os melhores pontos e sugerindo mudanças é crucial para que a equipe melhore e os objetivos sejam alcançados. Use a sua experiência e sensibilidade para realizar essa tarefa.

Faça perguntas e receba conselhos: Abra um espaço para ter uma comunicação direta com seus colaboradores. Faça perguntas sobre o trabalho deles, demonstrando que você está interessado nas opiniões deles, principalmente se eles têm sugestões de melhorias. Assim como você deve dar um feedback, eles também devem dar a opinião deles para criar uma sintonia em toda a equipe.

Influencie: Uma das maneiras de se tornar um bom líder é causando admiração. Ao ser admirado, você também influenciará sua equipe a dar o melhor de si. Por isso, busque um caminho adequado para manter sua liderança.

A Programação Neurolinguística ajuda a aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes para inspirar, motivar, desenvolver e orientar você, para que consiga gerenciar seus pensamentos e emoções, tornando-o líder de si mesmo e de seus relacionamentos com os outros, aumentando o seu desempenho e a performance da sua equipe. Conheça mais em nossas outras publicações ou faça o curso de Practitioner em PNL para aprender como conquistar seus objetivos.

Compartilhe:
Contato