Dicas de PNL para apresentar palestras e seminários

Descubra como se preparar para falar em público utilizando o conhecimento em PNL

Os cursos de PNL são os mais procurados por quem deseja se aperfeiçoar em diferentes aspectos, seja na vida pessoal, profissional ou em outras áreas. Entre os muitos benefícios que treinamentos de Programação Neurolinguística como o “Trainer Training” e também o “Practitioner em PNL” trazem está a melhora de suas habilidades de comunicação, com consequentes impactos positivos na capacidade de falar bem em público.

Através de ferramentas e técnicas, você conseguirá demonstrar objetivos com maior clareza, a usar comportamentos verbais e não verbais e a criar uma atmosfera de apoio mútuo, adaptar seu discurso a cada público específico e muito mais.

Veja agora algumas dicas para melhor apresentar ideias e conceitos em palestras.

Reconheça o seu medo

Um dos principais motivos para as pessoas se sentirem nervosas ao falar em público está relacionado à insegurança, ou mais especificamente, o medo do que as pessoas podem pensar, falar ou ainda o medo de errar e não conseguir transmitir o seu conhecimento.

Ao temer a resposta que a sua plateia pode te oferecer, você sentirá maior nervosismo e terá mais dificuldade para mostrar tudo aquilo que você sabe ou tem a dizer.

Reconheça qual é o seu medo ao falar em público e busque um outro ponto de vista. Muitas vezes isso está apenas em sua cabeça e, ao assumir uma nova visão sobre essa situação, você consegue dominar a sua ansiedade.

Visualize sua plateia com outras características

Se você se sente intimidado pela presença de pessoas importantes na plateia, sejam elas conhecidas ou não, uma maneira de diminuir essa sensação é visualizá-las com características menos amedrontadoras. Já pensou como você se comportaria em frente a uma plateia de adultos vestindo fraldas? Pois então tente imaginar que todos os seus ouvintes estão assim e você perceberá que não há porque se sentir intimidado pelo seu público.

Lembranças traumáticas

Algumas lembranças que trazemos podem ser o motivo para sentirmos o nervosismo ao falarmos em público. Até mesmo experiências ocorridas há muito tempo, quando você ainda era uma criança, podem ser o suficiente para deixar um bloqueio nesta habilidade – muitas vezes inconscientemente. Nesses casos, a PNL pode te ajudar a reviver e ressignificar essas experiências, retirando gradativamente essas travas conforme você acessa o conhecimento de si próprio.

Empatia

Coloque-se também no lugar da sua plateia: quais são as expectativas que ela pode ter em relação ao que você tem a dizer? Desta forma você conseguirá organizar melhor os seus pensamentos e ideias, ficando mais seguro ao que você tem a dizer e como deverá dizer.

Faça também conexões com a vida dos seus interlocutores, citando ocasiões que eles já podem ter vivenciado, garantindo que eles se insiram na sua fala.

Mantenha-se atento

Reconheça também a importância da atenção e use a tensão em seu favor. O estado de alerta que essa sensação pode causar, ajuda também a evitar erros e a estar preparado para os imprevistos. Portanto, exercite o controle do seu nervosismo e use-o como uma estratégia nesses momentos.

Conheça mais dicas para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional com nossas outras publicações. Veja os cursos da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, como o Practitioner em PNL e o Trainer Training, e aprenda mais sobre o assunto!

 

Compartilhe:
Contato