Conheça melhor sua memória e saiba como exercitá-la

Exercícios simples ajudam a sua capacidade de memorização.

Nossa capacidade de memorização está sendo cada vez mais cobrada no dia a dia. Para que a sua memória esteja fortalecida e você possa aproveitar o melhor de seu funcionamento, veja algumas dicas de como conhecê-la melhor e exercitá-la!

Concentração x Relaxamento

É óbvio pensar que quanto mais você se concentrar, melhor poderá memorizar algo. No entanto, é importante saber administrar melhor o seu tempo para conseguir garantir alguma ou outra pausa. Nesses momentos, deixe o ambiente mais escuro e busque permanecer de 10 a 15 minutos em uma contemplação silenciosa. Ao voltar às suas atividades, como o trabalho ou estudo, sua memória estará melhor e você conseguirá ser mais produtivo.

Evite também as distrações, como ficar olhando seu e-mail, mexer no smartphone ou outras tarefas pequenas neste seu momento de relaxamento. É importante que seu cérebro use esse tempo para uma recarga completa.

Use a matemática básica

Uma outra forma de deixar sua mente mais ágil é exercitando-a através de cálculos matemáticos básicos. Uma dica é somar os números que você vê em placas nas ruas, fazendo esses cálculos mentalmente e buscando, com o tempo, fazê-los de forma cada vez mais rápida.

Sua mente cria diversos caminhos e atalhos. Quando você não os percorre por um tempo, é comum que o processo demore mais. Ao garantir que esses caminhos fiquem mais acessíveis, você terá mais agilidade para pensar e para consultar esses conteúdos armazenados.

Reconte o seu dia

Um ótimo exercício para ser feito antes de dormir, que traz bons resultados para a sua memória, é recontar o que aconteceu durante o seu dia. Quando já estiver pronto para dormir, deite-se e mantenha os olhos fechados. Organize os acontecimentos do dia e comece a lembrar dos detalhes, assim você também irá conseguir armazená-los no seu cérebro.

Nesse momento, entretanto, é muito importante que você busque se afastar de preocupações. Perceba que, independente das emoções que você viveu durante o dia, elas já passaram e aquele é o momento de descansar e se preparar para os acontecimentos do dia seguinte. Afinal, dormir também é um passo importante para que o seu cérebro recupere e armazene as informações.

Aprenda algo novo

Uma outra forma de exercitar sua capacidade de memorização é se expor a um novo conhecimento. As aulas de idiomas são excelentes alternativas para voltar a estudar. Quanto mais diferente uma língua é da sua língua materna, mais o seu cérebro deverá trabalhar para memorizá-la!

Boa alimentação

Cuidar da sua alimentação também é muito importante para manter corpo e mente mais saudáveis. Alguns nutrientes são essenciais para que os neurônios tenham um bom funcionamento. Peixes, que são ricos em ômega 3, são um bom exemplo de alimentos que devem compor sua dieta para manter a sua memória sadia.

Se mesmo depois de buscar exercitar e melhorar sua memória você ainda reconhecer algumas falhas frequentes, procure a ajuda de um profissional para que ele possa indicar as atividades mais adequadas, assim como tratamentos para possíveis disfunções.

Veja mais dicas em nossas outras publicações e encontre cursos de Practitioner em PNL e outros temas de Programação Neurolinguística que promovem seu autoconhecimento para uma vida pessoal e profissional de melhor qualidade.

Compartilhe:
Contato