Como transformar a dificuldade em sucesso

As pedras que você encontrar pelo caminho irão pavimentar sua estrada para alcançar seus objetivos.

O caminho para o sucesso é traçado com todas as experiências que temos em nossas vidas, incluindo aquelas que não tiveram os resultados esperados. Na verdade, ao analisarmos o passado, mesmo que as vitórias tenham sido mais comemoradas, foram nas dificuldades que superamos os nossos limites e nos expandimos.

Às vezes os obstáculos podem ser alguns imprevistos de percursos. Nossa capacidade de ser resilientes e seguirmos nos adaptando para chegar até o propósito final é o que nos diz se teremos o desejado sucesso ou não.

Veja algumas dicas de atitudes que você pode ter em frente às adversidades para conseguir alcançar seus objetivos.

Aceite e reconheça as dificuldades

Faça um trabalho de autoanálise e reconheça quais são as suas próprias dificuldades e quais são os obstáculos do caminho. Reconheça essas questões como elas realmente são, sem precisar disfarçar uma habilidade que você possivelmente ainda não tem para superar ou contornar essas situações. Lembre-se de um pressuposto da Programação Neurolinguística: “Se uma pessoa pode fazer algo, você pode aprender a fazê-lo também”.

Procure as oportunidades

Algumas das grandes inovações da humanidade surgiram de momentos difíceis. Seja uma grande invenção tecnológica ou uma superação pessoal, o crescimento e a evolução acontecem principalmente quando há um problema a ser resolvido. É neste momento que empenhamos nossas forças para buscar a melhor alternativa.

Esse era um grande pensamento do filósofo Nietzsche, que acreditava que momentos de dor e sofrimento eram o que de melhor poderiam acontecer a alguma pessoa. Pois nestas situações acontecia o verdadeiro desenvolvimento pessoal, afinal, durante as fases de alegria o ser humano passa o seu tempo aproveitando e não racionalizando sobre como melhorar.

Busque inteligência emocional

Distancie-se de algumas emoções antes de tomar atitudes. No calor de acontecimentos, você pode não ver com total clareza por conta da sua sensibilidade. Existem algumas técnicas que ajudam nesse processo, como por exemplo visualizar o momento como se fosse uma cena de um filme e você apenas o espectador.

inteligência emocional é muito importante para esse processo, te ajudando a construir as melhores técnicas para atravessar os momentos mais explosivos ou inseguros.

Valorize o presente

Evite a ansiedade focando-se no presente. Faça planos para o futuro, mas não deixe que isso atrapalhe a maneira com que você lida com os acontecimentos de agora. Aproveite o presente para construir o futuro que você deseja, sem jamais esquecer que a vida está acontecendo a cada instante.

Avalie suas atitudes

Faça uma autoavaliação a respeito das suas atitudes e das suas dificuldades. Como elas são, em que momento aparecem na sua vida e quais são os caminhos que você toma para superar esses problemas.

Empregue energia em mudar aquilo que você perceber que não é positivo para a sua vida ou que acaba te desviando do seu foco. Lembre-se de um outro importante pressuposto da Programação Neurolinguística: “As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam”.

Faça a sua parte

Assuma as suas responsabilidades em fazer da sua vida e do seu ambiente um lugar melhor. Descubra o que pode ser feito e está ao seu alcance, não tendo medo de dar o primeiro passo. Não espere que outra pessoa faça por você aquilo que é necessário.

E aqui, destacamos mais um valioso pressuposto da Programação Neurolinguística: “Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa”.

Se você sempre faz o que sempre fez, você sempre conseguirá o que sempre conseguiu. Se você quer algo novo, faça algo novo, especialmente quando existem tantas alternativas.

Veja outras dicas em nossas publicações e procure em nosso site o curso ideal para você se desenvolver e aproveitar o melhor da vida.

QUER SABER MAIS SOBRE RESILIÊNCIA E COMO ELA PODE INFLUENCIAR SUA VIDA? CONHEÇA NOSSO NOVO TREINAMENTO "O PODER DA RESILIÊNCIA" 

Compartilhe:
Contato