"Quem sou eu": técnicas para se conhecer melhor

Qual é a melhor estratégia para buscar o autoconhecimento?

Conhecer a si mesmo é uma tarefa complexa e extremamente importante. Ela está diretamente ligada aos rumos que damos à nossa vida, afinal muitas vezes tomamos atitudes sem nem saber o real motivo que nos levou àquela decisão. No entanto, ao analisarmos alguns aspectos que explicam quem somos e porque fazemos aquilo que fazemos podemos, sempre poderemos tomar melhores decisões em qualquer momento.

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma das ferramentas que nos ajudam a trilhar melhor esse caminho do autoconhecimento, ressignificando nossos acontecimentos passados, transformando o nosso presente e ajudando a construir um futuro mais alinhado com quem realmente desejamos ser. Com isso, torna-se possível se autodesenvolver com maior eficácia, nos levando atingir o melhor de nosso potencial.

Veja aqui sugestão de algumas das técnicas para se conhecer melhor e aproveitar mais a sua vida!

Conheça suas emoções

Todas as suas emoções dizem algo a respeito de você. Por isso que conhecê-las é uma parte importante de se conhecer: o que você sente? Quando sente? Por que sente? São algumas das perguntas que você pode se fazer para encontrar as melhores respostas sobre quem você é.

Das alegrias às tristezas, da raiva ao desapego, são várias as possibilidades de sentimentos e emoções que falam mais sobre as suas escolhas de vida e sua história.

Pratique suas habilidades

Você sabe quais são as suas habilidades? Ter aptidão a algo diz muito a respeito da sua forma de pensar e interagir com o mundo. Descubra uma maneira prazerosa e benéfica de usar suas habilidades a seu favor e invista nelas, tornando-as ainda mais desenvolvidas e aperfeiçoadas.

Conforme você perceber os seus pontos fortes e souber como usá-los ao seu favor, mais seguro você se sentirá a respeito de si mesmo. Isso também será importante para expandir os seus limites.

Peça ajuda quando achar necessário

Durante o seu crescimento pessoal, é normal se deparar com algumas questões que são difíceis de superar sozinho. Neste momento não precisa hesitar em pedir ajuda para alguém próximo ou até mesmo para um profissional. Em algumas situações, buscar um curso como o Practitioner em PNL, é uma das excelentes opções capazes de oferecer ferramentas para que você se conheça melhor.

Questione-se

Pense mais a respeito de suas escolhas, desejos e outras vontades. Procure chegar até a base dessas questões, percebendo que tudo isso pode estar relacionado a antigos hábitos que nem sempre são racionais ou lógicos. Nesta nova fase que você inicia, portanto, é necessário deixar para trás aquilo que não traga benefícios para o seu crescimento.

Não julgue a si mesmo ou aos outros

Uma das partes mais importantes de se conhecer é aprender também a lidar com cada lado da sua personalidade. Ao perceber algo que não era como você imaginava, não julgue a si mesmo. Compreenda os seus motivos e trate-se com carinho, buscando a melhor alternativa para se transformar.

Esse conceito deve ser exercitado em relação a si mesmo e também com as demais pessoas. Quanto mais compreensivo você conseguir ser, mais benefícios você terá em sua vida.

Veja mais dicas para se tornar uma pessoa mais plena e feliz com nossas outras publicações e saiba mais sobre nossos cursos aqui!

Compartilhe:
Contato