O que fazer para se sair bem em uma entrevista de emprego

O que fazer para se sair bem em uma entrevista de emprego

O que fazer para se sair bem em uma entrevista de emprego

O desemprego é um dos grandes desafios no mundo, e no Brasil isso não é diferente. Tanto para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho quanto para quem busca uma primeira oportunidade, o cenário é muito desafiador, chegando por vezes a ser até desanimador.

É por isso que todas as oportunidades devem ser abraçadas com entusiasmo e garra, aumentando as suas chances de se sair bem nos processos seletivos.

No entanto, ainda que você preencha todos os requisitos técnicos para ocupar a vaga, é importante que você não se esqueça de trabalhar as suas competências comportamentais, que irão te ajudar a manter um bom desempenho no cargo desejado e também a se sair bem em uma entrevista.

Separamos algumas dicas para que você consiga se destacar nesse momento decisivo para conquistar a vaga desejada. Confira!

Esteja preparado

Se preparar e estudar previamente é essencial, tanto para falar bem em público quanto  para se destacar em processos seletivos.

Conhecer e estar bem preparado para falar sobre a sua área de atuação ou até mesmo os motivos que te levaram a buscar aquela oportunidade, naquela empresa específica são pontos valorizados pelos entrevistadores.

Ao se sentir preparado para as diversas perguntas que poderão ser realizadas, você assumirá uma postura mais confiante e segura. Com isso, você irá se expressar melhor e passar mais credibilidade pela sua linguagem falada e corporal.

Seja humano

Não esqueça que o processo seletivo acontece entre pessoas. Por isso, demonstre também seus valores humanos e suas habilidades interpessoais.

Numa entrevista procure utilizar a escuta ativa ao conversar com um recrutador. Ouça bem o que ele tem a expor sobre a vaga e a empresa, assim você poderá defender melhor como as suas experiências anteriores podem favorecer você e te posicionam com a melhor pessoa para a oportunidade oferecida pela empresa.

Aprenda a expor suas experiências e relacioná-las com o que é buscado pelos recrutadores, pois o melhor currículo técnico não garante, necessariamente, seu sucesso numa entrevista de emprego ou mesmo no mercado de trabalho.

Proatividade

A entrevista de emprego pode ser uma oportunidade para você  demonstrar proatividade, uma característica que muitas empresas valorizam em seu quadro de funcionários.

Para isso, antecipe-se ao fazer algumas perguntas ou abordar certos assuntos que são de interesse tanto do candidato quanto da empresa.

Demonstrar seu entusiasmo com novos projetos e oportunidades também é algo bem visto e revela sua vontade em crescer e se desenvolver no trabalho.

Seja você mesmo

Por fim, uma das dicas mais importantes é ser fiel ao que você pensa e a sua maneira de viver. Não é necessário se tornar uma pessoa extrovertida para ser um bom profissional, se você for naturalmente alguém mais introvertido.

O necessário é apenas conseguir mostrar que você tem as capacidades técnicas e humanas para integrar a equipe daquela empresa.

Tem interesse em saber mais sobre comunicação, inteligência emocional e outras soft skills? Veja mais dicas em nosso blog!

E-book 10 dicas de comunicação