por Arline Davis 

O coaching é um processo que une o melhor do pensamento e ação a resultados desejados. O coaching moderno é uma ciência, uma vez que lança mão de pesquisas sobre mudança sistêmica e comportamento humano em sua formulação. Também é uma arte, pois requer visão, senso de propósito, criatividade e sensibilidade para conseguir agregar novos elementos — que fazem toda a diferença.  Como resultado, o coaching gera impacto, aumentando qualidade de vida e propiciando crescimento profissional.

Coaching não é terapia, pois trabalha com pessoas prontas para serem desafiadas e capazes de se comprometerem com suas metas. Embora uma das traduções de “Coach” possa ser “treinador”, também não é ensinar, pois utiliza aquilo que o Coachee (cliente) já tem como matéria prima para o processo de crescimento. Não é consultoria e nem aconselhamento, porque o Coach não vai dizer o que o Coachee deve ou não deve fazer.

O coaching também não é e não se utiliza de uma abordagem motivacional, que muitas vezes age de forma superficial, nas camadas emocionais, gerando um entusiasmo momentâneo que não se sustenta em longo prazo, pois não se apoia numa legítima mudança de padrões, como propicia a abordagem do Coaching Pensamento & Ação®, que se utiliza, com idoneidade e muita propriedade, dos eficazes recursos e ferramentas de Programação Neurolinguística.

Ferramentas de Coaching para o seu sucesso

O Coach faz as perguntas e o Coachee tem as respostas. Saber formulá-las é uma e arte e aprendizado, que se torna expertise pela experiência e dedicação. Numa parceria não diretiva, o Coach ajuda o Coachee a se ajudar, estimulando, questionando, provocando e levantando os pontos de retenção — que representam barreiras e padrões limitantes — no processo. Seja Coaching de Vida ou Coaching Executivo, em ambos os casos, o Coachee é desafiado a dar o melhor de si, para transformar seu potencial em realização.

O Coaching pode se dar em um momento, resultando numa mudança mínima no pensamento, atitude ou abordagem que pode gerar um novo rumo na resolução de um problema pontual. Da mesma forma, o Coaching pode ser uma estrutura para fazer encontros periódicos ou até avulsos, em que um tema é levantado e fortalecido com recursos mobilizados dentro de uma sessão. É igualmente possível que o Coaching seja um processo que dure meses, com uma avaliação inicial, conscientização e preparação para a mudança, seguida da criteriosa formulação de uma meta, implementação com apoio, atenção às questões profundas mobilizadas no contexto e uma hábil conclusão para alinhar e revisar todo o processo. Estas três abrangências do Coaching são conhecidas no Coaching Pensamento & Ação® como “nano, micro e macro coaching”. Nesta abordagem de coaching, estas ferramentas que são integradas entre si de modo que o Coach possa lançar mão de todas elas na sua atuação, para que responda a todas as oportunidades de Coaching que se apresentem.

Curso de coaching na Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística

A estrutura do “Macro Coaching” está apoiada na metodologia do Evolutionary Coaching Cycle©, desenvolvida a partir da observação, da experiência prática e de amplas pesquisas fundamentadas em experimentações variadas. Estes estudos permitiram a seleção dos processos mais eficazes para promover mudanças equilibradas e sustentáveis, numa abordagem inédita e original que contempla seis fases dinamicamente complementares entre si: Avaliação, Fundamentação, Formulação, Implementação, Transformação e Consolidação.

Onde uma pessoa pode aplicar as habilidades adquiridas numa formação de Coaching Pensamento & Ação®?

No autocoaching, aplicando as ferramentas de Coaching a si mesmo, focando nas metas prioritárias, percebendo os seus obstáculos internos e buscando flexibilidade comportamental ante os obstáculos externos que possam se apresentar.

Na atividade profissional, agregando valor ao currículo e portfólio profissional, incluindo coaching dentre suas atividades profissionais. Com dedicação, é possível criar uma carreira como coach profissional, e ser reconhecido e valorizado num mercado que é cada vez mais seletivo e criterioso na busca de profissionais de Coaching com real expertise e experiência no que fazem.

Na gestão de pessoas, aplicando coaching como método de desenvolvimento profissional, atuando como Líder Coach ou Coaching Interno, nas corporações, sendo um importante pilar de apoio ao setor de Recursos Humanos das organizações.

Conheça nosso curso de Certificação Internacional em Coaching

Certificação Internacional em Coaching