Mindset e Inteligência Emocional

O termo Mindset já é bastante conhecido. Mas você sabe o que ele significa? E o que tem a ver com a inteligência emocional?

Basicamente, mindset corresponde a um conjunto de atitudes mentais responsáveis por influenciar diretamente os nossos pensamentos e comportamentos. O termo “mindset” pode ser traduzido como “mentalidade”, no sentido do que pensamos e sentimos em relação à vida.

Portanto, é essencial que você adapte o seu mindset para que esteja mais preparado para qualquer situação do dia a dia.

A importância de um bom mindset na sua vida

Se você deseja atrair pessoas, navegar no mundo social ou criar relacionamentos, é essencial a busca por mais inteligência emocional. Afinal, através de seus pensamentos e suas atitudes mentais, você estabelece o modelo mental que determina sua maneira de enfrentar a vida – e vivê-la.

Tomar conhecimento de quais são as nossas crenças é um dos primeiros passos para que nosso Mindset esteja apropriado com nossos objetivos. Afinal, muito do que você acredita ser “parte inalienável de você” talvez seja o seu mindset trabalhando para que você veja as coisas de maneira mais inflexível. E, neste caso, mindsets podem ser mudados.

Logo após você tomar consciência de quem você é e por que faz o que faz, torna-se possível agir e raciocinar de uma maneira diferente.

Isso serve também para eliminar ideias errôneas que podem acompanhar pessoas por toda a sua vida, como “não sou bom em matemática” ou “não entendo essas novas tecnologias”. Ao invés de ficar limitado por pensamentos assim, você pode mudar o seu mindset!

Habilidades intelectuais, entre outras qualidades humanas, podem ser alteradas e cultivadas, através de esforço, dedicação e perseverança. Ou seja, as qualidades humanas não são sempre inatas e nem são aprendidas somente até certa idade.

 

Mais inteligência emocional com mindset

Muitas vezes, nossas crenças podem impedir uma visão clara e objetiva das situações. Com isso, nossas emoções se sobressaem, diminuindo nossa capacidade de raciocinar naquele momento, aumentando a probabilidade de errar em suas decisões.

O medo, por exemplo, pode alimentar a imaginação e deixar uma sensação de perigo maior, podendo interferir no seu julgamento e bloqueá-lo de tomar as atitudes adequadas.

A inteligência emocional, trazida pelo mindset, permite que você consiga lidar melhor com suas emoções. Afinal, elas podem ser benéficas para o seu crescimento profissional e pessoal, desde que estejam fundamentadas em crenças benéficas a isso.

Workshop Desperte seu Mindset