por Gilberto Craidy Cury

A competitividade do mercado atual exige que o profissional de sucesso seja completo. Ou, em outras palavras, empreendedor, perspicaz, criativo, crítico e dinâmico. Não basta apenas ter habilidades. É preciso estar motivado para tomar decisões corretas nas horas certas. E ter sempre como aliada a criatividade.

Transformar-se de uma hora para outra num vencedor não é fácil. Saber, no entanto, como o cérebro funciona e compreender a importância dos estilos de comunicação e dos padrões de comportamento humano pode ser fundamental. É nesse ponto que a Programação Neurolinguística (PNL) pode dar sua contribuição. Conjunto de ferramentas que possibilita ao indivíduo um maior autoconhecimento, ela permite maior compreensão sobre os fatos do dia-a-dia.

Tendo em mente o que é bom e o que é ruim para nós, podemos preparar nosso cérebro para que seja menos afetado pelas coisas ruins. O problema nunca é o fato em si, mas sim o significado atribuído a ele por nós. No caminho ao sucesso, é importante ter em mente também onde se quer chegar.

Quanto melhor escolhido e planejado um objetivo, mais facilmente ele será atingido e os obstáculos do caminho, eliminados. Ao se estabelecer metas, fica mais fácil resgatar a auto motivação e trocar o posto de mero espectador para o de agente. Com criatividade é possível arriscar e enfrentar desafios e os resultados podem ser recompensadores. A mesmice limita, cega, acomoda. A PNL nos ensina a desenvolver mecanismos para conduzir a maneira de pensar de modo mais criativo. Se aprendemos a enxergar situações tensas e limitantes pelo lado de fora, conseguimos identificar detalhes que antes nos passavam desapercebidos.

Muitas vezes as melhores respostas para os problemas estão no óbvio, na simplicidade e não as enxergamos. É importante ter em mente, porém, que para tudo existe uma solução, que pode ter maior ou menor êxito, dependendo de como desenvolvemos nossas habilidades para reconhecer e recodificar os padrões existentes.

No plano profissional, a motivação pessoal é um fator determinante no desempenho de cada funcionário. Se a pessoa trabalha num ambiente saudável, onde se relaciona bem como os colegas e participa da vida da empresa, tende a render mais do que no caso de estar insatisfeito. A organização que investe no ser humano obtém um maior envolvimento, diminui o desperdício e os custos, aumenta a qualidade, a produtividade e a competitividade. Nem sempre, no entanto, podemos contar com a estrutura empresarial para render mais, pois nossa cultura costuma reagir de maneira ambígua à criatividade de seus profissionais.

Se por um lado muitos segmentos encorajam a inovação, a invenção e a criatividade, outros a desestimulam, pois existe uma resistência natural a mudanças e novas idéias. Antes que percamos a espontaneidade e o medo de ousar, precisamos aprender a lidar com a grande quantidade de informações que nos chega diariamente e direcionar nosso cérebro para nossas necessidades.

Com referenciais apropriados de desempenho, podemos estabelecer metas que nos conduzam a ideia de excelência, ou seja, ser tão bom quanto se pode ser e melhor do que se deve ser. É onde a necessidade de motivação aparece com mais força e as técnicas da PNL nos podem ajudar. O segredo no campo profissional está, portanto, em encontrar motivos para melhorar a capacidade no trabalho.

Basicamente pode-se fazer isso de três formas: por meio de incentivos, por causa de medo, ou através de nossa própria vontade e determinação. De todas, a última delas é a única que afeta nossa maneira de pensar e agir. Se nos motivarmos sempre para conseguir uma recompensa e nunca a atingirmos acabamos ficando desmotivados e desistimos de tentar. Ao contrário, a auto motivação dá a força necessária para mudar atitudes e hábitos.

É o produto direto de uma atitude mental positiva, somado com objetivos bem definidos e que só dependem de cada um para serem alcançados. Para estar auto motivada, a pessoa precisa definir suas metas, saber o que quer da vida, remover os entraves que a limitam, checar se sua maneira de pensar atual a está prejudicando, saber que precisa fazer para conseguir os resultados ou objetivos programados. A PNL ajuda também nestes aspectos, uma vez que é um conjunto de modelos e técnicas que nos permitem refletir e agir com mais eficiência.

E-book PNL e a sua vida profissional