Descubra a verdade sobre a Hipnose Moderna e quais benefícios ela oferece para a sua vida

A Hipnose Moderna, ou Hipnose Ericksoniana, é o uso das técnicas desenvolvidas por Thomas Erickson que permitem aumentar a capacidade emocional de solucionar problemas, administrar de forma inteligente a ansiedade, controle emocional e empoderamento pessoal, entre muitos outros benefícios.

Muito usada no processo de psicoterapia, a Hipnose Moderna é capaz de libertar as pessoas de limites aprendidos. Ou seja, crenças limitantes que podem estar impedindo alguém de alcançar o sucesso ou se tornar bem-sucedido podem ser superadas a partir da aplicação de técnicas hipnóticas. 

Para que a hipnose aconteça, é necessário alcançar um nível de transe – um estado alterado da consciência que permite acessar informações que normalmente estão fora de alcance do consciente. Isso é feito pelo uso da linguagem hipnótica, ou seja, construções de frases que guiam a pessoa a ser hipnotizada pelos caminhos da própria mente.

O uso da linguagem hipnótica permite novas percepções sobre os aspectos emocionais e intelectuais de pacientes, além de também poder ser utilizada pela publicidade e marketing.

O que não é hipnose?

Uma das principais referências quando o assunto é hipnose são aqueles shows de entretenimento, em que uma pessoa é levada a fazer coisas contra a própria vontade. No entanto, isso não é hipnose.

Sem qualquer fim terapêutico, essa técnica usada apenas para entretenimento não é considerada parte da Hipnose Moderna.

Benefícios da hipnose:

A hipnose permite um alinhamento entre o consciente e o inconsciente, ou seja, aquilo que você pensa é também o que acontece quando você está agindo no “automático”.

Por exemplo, se você possui uma crença limitante que te impede de falar em público, a hipnose atuará no seu nível inconsciente, alinhando a crença com o seu desejo de apresentar uma palestra ou expor suas opiniões em uma reunião importante.

Além disso, você também passa a entender melhor emoções, como ciúmes, medo e raiva. Entende de onde elas vêm e porque elas estão condicionadas a determinados comportamentos, que nem sempre são bons ou adequados.

Hipnose não é controle da mente?

Um grande mito, estimulado principalmente pelas apresentações em programas de TV e outras formas de entretenimento, é que a hipnose pode ser utilizada para controlar a mente das pessoas. Porém, isso não encontra nenhum respaldo na realidade. 

A hipnose permite, sim, que a mente seja controlada, mas apenas pela própria pessoa e não pelo hipnotista, uma vez que ela permite que o indivíduo interfira em seu inconsciente. Mas isso depende principalmente de quão profundo a pessoa consegue entrar em um transe hipnótico, seja sozinha ou com a ajuda de um terapeuta especializado. Desejar a solução do problema a ser resolvido facilita o acesso a um nível mais profundo do inconsciente.

Um hipnotista, portanto, é apenas um guia para o hipnotizado chegar onde deseja, ele conduz o transe e ajuda o indivíduo a acessar o seu inconsciente, mas não consegue interferir sobre ele.

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

Qualquer pessoa pode passar pelo processo de hipnose. Apenas as pessoas que não querem ou que tem medo de serem hipnotizadas encontrarão um obstáculo para entrar em transe, devido aos bloqueios que cria, conscientemente ou não. Um terapeuta, também pode ajudar a desmistificar e romper esses bloqueios.

Algumas pessoas, mesmo abertas à metodologia, podem também encontrar alguma dificuldade ou demora para entrar em transe, mas, de maneira geral, o processo é rápido e relativamente fácil, pois o cérebro já entra nesse estado já é comum ao nosso cérebro, que trabalha constantemente para “economizar energia”.

Hipnose não muda o seu cérebro

Apesar de trazer mudanças significativas na vida das pessoas, não é o cérebro que será alterado pelo processo hipnótico e, sim, as representações, crenças e comportamentos desenvolvidos por uma pessoa ao longo de sua vida.

A hipnoterapia faz com que as pessoas reconheçam as bases de seus pensamentos, podendo mudar o significado das experiências e assim viver o presente com maior controle das emoções e situações.

Quer saber mais sobre a Hipnose Moderna, aprender a criar transes hipnóticos ou mudar os seus comportamentos com a Programação Neurolinguística? Confira outros conteúdos em nosso blog.

Curso Hipnose Moderna