Inteligência emocional, comunicação, soft skills, relacionamento... São assuntos que permeiam nosso dia a dia e têm influência direta em nossa qualidade de vida. Criamos uma série de conteúdos para demonstrar como a PNL pode atuar e se relacionar à temas importantes da nossa vida pessoal e profissional.
Confira nossos materiais para tirar dúvidas, se aprofundar em temas importantes relacionados à PNL e aprender algumas técnicas e ferramentas dessa poderosa metodologia.
Como o líder pode ajudar a engajar seu time?
Pode parecer óbvio que este é o papel mais importante do líder, mas nem sempre o que se fala é congruente com a forma de agir, claro que existe a motivação intrínseca e os objetivos individuais de cada membro do time, então o que o líder pode e deve fazer?
Recentemente uma pesquisa da Gallup Organization detectou que apenas 21% dos profissionais no Brasil estão engajados. E a causa maior desse cenário é a falta de motivação.
Na teoria, o líder tem como competência fundamental manter a equipe produtiva, motivada e trazendo resultado para empresa, mas vamos a prática: Muitos líderes no dia-a-dia esquecem deste papel por diversos motivos, ou porque estão em um papel muito operacional, ou mesmo porque não sabem como fazer isso e acabam culpando a equipe pelos baixos resultados e pela falta de motivação.
É incrível como isto é presente em vários níveis de liderança nas empresas. Quando os resultados são bons significa que o líder fez a diferença, quando são ruins significa que a equipe não é boa, não está preparada, não consegue trazer resultado, está sob muita pressão.
Agora sejamos realistas: Se a equipe tem todos estes problemas, quem é o maior responsável por isto? O LÍDER. Se ele não preparou a equipe, não desenvolveu as pessoas, não demitiu quem deveria, ele acaba se tornando o responsável pelos resultados ruins da equipe.
Então o que é preciso fazer para ter uma equipe motivada, trazendo resultados e um líder exercendo seu papel neste ambiente?
Como disse Bernardinho, ex-jogador e ex-treinador de voleibol, economista, e empresário brasileiro: “Eles podem eventualmente duvidar da minha forma de fazer as coisas, mas nunca da minha intenção”.
E ao final de tudo isto, é só medir os resultados. Resultados acontecem por meio de pessoas, e pessoas motivadas, felizes e engajadas, trazem mais resultados para empresa.
Por: Fernanda Palácios