É papel do líder motivar a equipe tumb

É papel do líder motivar a equipe?

Como o líder pode ajudar a engajar seu time?

Pode parecer óbvio que este é o papel mais importante do líder, mas nem sempre o que se fala é congruente com a forma de agir, claro que existe a motivação intrínseca e os objetivos individuais de cada membro do time, então o que o líder pode e deve fazer?

Recentemente uma pesquisa da Gallup Organization detectou que apenas 21% dos profissionais no Brasil estão engajados. E a causa maior desse cenário é a falta de motivação.

Na teoria, o líder tem como competência fundamental manter a equipe produtiva, motivada e trazendo resultado para empresa, mas vamos a prática: Muitos líderes no dia-a-dia esquecem deste papel por diversos motivos, ou porque estão em um papel muito operacional, ou mesmo porque não sabem como fazer isso e acabam culpando a equipe pelos baixos resultados e pela falta de motivação.

É incrível como isto é presente em vários níveis de liderança nas empresas. Quando os resultados são bons significa que o líder fez a diferença, quando são ruins significa que a equipe não é boa, não está preparada, não consegue trazer resultado, está sob muita pressão.

Agora sejamos realistas: Se a equipe tem todos estes problemas, quem é o maior responsável por isto? O LÍDER. Se ele não preparou a equipe, não desenvolveu as pessoas, não demitiu quem deveria, ele acaba se tornando o responsável pelos resultados ruins da equipe.

Então o que é preciso fazer para ter uma equipe motivada, trazendo resultados e um líder exercendo seu papel neste ambiente?

  1. Alinhar os Valores: um dos fatores de engajamento é estar em consonância com os valores organizacionais, o líder pode ajudar para que haja esse alinhamento, durante reuniões individuais levantar os valores organizacionais e pessoais, ajudar o liderado a fazer uma hierarquia dos seus valores e depois fazer o link com a empresa, por exemplo: a pessoa tem como principal valor a família de que maneira a empresa ajuda ele a respeitar o valor família?
  2. Conhecer as competências da equipe: é necessário que o líder tenha o mapeamento da sua equipe, conheça os talentos, saiba quais são os gaps de desenvolvimento de cada um.
  1. Uma forma eficaz de mapear a equipe é utilizando ferramentas de Assessment (DISC, MBTI, etc), que é um guia e ajuda a conhecer melhor os liderados para motivá-los com o que realmente importa para eles;
  2. Dar feedbacks constantes: ajuda os liderados a melhorar seus pontos fracos e a ressaltar seus pontos fortes. Lembre também de dar feedbacks positivos! Uma forma de ajudar uma pessoa a se desenvolver é fazendo com que ela saiba o que fazer. Portanto, sirva de apoio no desenvolvimento do seu liderado;
  3. Delegar: através da delegação o líder prepara a equipe para novos desafios, demonstrando confiança em seus liderados e ainda ganha mais tempo para outras tarefas importantes;
  4. Investir em treinamentos para você e para sua equipe: isto faz com que as pessoas constantemente se questionem sobre os processos que já realizam e o que poderiam fazer diferente;
  5. Ser um líder coach: utilize a ferramenta de coaching para o desenvolvimento da equipe, criando um clima de comprometimento, ao invés de dar a solução apoie para que a pessoa traga uma possível solução, faça isso por meio de perguntas como: O que você faria? Quais são as possíveis consequências? Qual o plano B? Como você faria para acompanhar o resultado? O Coaching faz com que as pessoas comecem a pensar e se sentir como parte do resultado;
  6. Ser um líder servidor: dê aos seus liderados o que eles precisam e não o que eles querem. Para isto crie um ambiente de confiança onde eles saibam que a sua intenção é que eles cresçam e se desenvolvam.

Como disse Bernardinho, ex-jogador e ex-treinador de voleibol, economista, e empresário brasileiro: “Eles podem eventualmente duvidar da minha forma de fazer as coisas, mas nunca da minha intenção”.

E ao final de tudo isto, é só medir os resultados. Resultados acontecem por meio de pessoas, e pessoas motivadas, felizes e engajadas, trazem mais resultados para empresa.

Por: Fernanda Palácios

Curso PNL na liderança