Dicas para melhorar os seus relacionamentos

A PNL traz dicas importantes para criar os melhores relacionamentos

Para que um relacionamento seja bem sucedido, é necessário ter clareza na comunicação, respeito, admiração, empatia, entre outras habilidades sociais.

A Programação Neurolinguística estudou o comportamento de pessoas consideradas bem sucedidas em diferentes atividades, encontrando padrões que são estimulados em quem deseja alcançar objetivos similares.

Desta forma, grandes psicólogos, esportistas, oradores, entre outros, tiveram seus comportamentos devidamente modelados e destes padrões surgiu o caminho para que outras pessoas também possam apresentar alto desempenho em suas atividades. O mesmo aconteceu para os relacionamentos humanos.

Veja as dicas da PNL para melhorar os seus relacionamentos!

Tenha empatia

Muito é dito sobre “saber se colocar no lugar do outro”. Porém, ter empatia significa ir além desse conceito. Ser empático significa deixar de lado o seu mapa mental para então se dedicar a compreender o mapa mental da outra pessoa.

Uma das estratégias que entram na ideia de trabalhar a empatia é o rapport. Deixando de lado seus conceitos (ou preconceitos) sobre a vida da outra pessoa, fica mais simples entender como e porque ela age de determinada forma. Essa é, portanto, uma regra de ouro para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.

Procure os pontos positivos

Principalmente quando já houve algum atrito anteriormente, é normal que as pessoas se foquem mais nas divergências e os pontos que não gostam na personalidade de outro indivíduo. No entanto, é necessário buscar o caminho inverso para construir um bom relacionamento.

Procure pelos aspectos positivos e até mesmo as similaridades com a outra pessoa, assim fica mais fácil ter uma relação de confiança.

Mantenha um contato respeitoso

Para algumas pessoas, manter um bom relacionamento também está relacionado com frequências. A frequência afetiva diz respeito sobre a presença da outra pessoa em sua vida, seja fisicamente ou não.

Com a facilidade dos aplicativos de mensagens e redes sociais, tornou-se mais fácil estar presente na vida de pessoas queridas. Mas é necessário ter parcimônia, respeitando o espaço de todos.

Respeite os pontos de vista diferentes

Além do espaço, é necessário respeitar os pontos de vista de quem pensa diferente. Afinal, o confronto de ideias diversas é extremamente enriquecedor para todas as partes.

Ao reconhecer adequadamente a legitimidade de quem traz uma perspectiva diferente para a sua vida, você também pode conhecer mais da história de vida dessa pessoa e poderá se relacionar melhor com ela.

Saiba ouvir

Antes mesmo de expor sua opinião sobre o que pode ter acontecido com outras pessoas, saiba ouvir atentamente. Esse é um dos passos fundamentais para estabelecer um bom rapport.

Ao ouvir, você terá mais informações sobre como abordar determinados assuntos e saberá a melhor maneira de se expressar.

Expresse o que sente de uma maneira adequada

Assim como cada indivíduo pode pensar de maneira diferente, você também pode ter muito a agregar a outras pessoas. Por isso, não deixe de expor suas opiniões, principalmente quando elas podem fazer uma diferença positiva na sua vida ou de outros integrantes do grupo.

Afinal, para ter um bom relacionamento com outros indivíduos, é essencial que você comece respeitando a si mesmo, incluindo suas opiniões, sentimentos e possíveis limitações.

Guia Básico para evitar conflitos e melhorar as relações interpessoais