Descubra como usar a música para ter mais motivação em seus objetivos

Descubra como usar a música para ter mais motivação em seus objetivos

Entre as modalidades sensoriais, a nossa capacidade auditiva é uma forma muito eficiente de criar âncoras – uma técnica desenvolvida pelos conceitos de Pavlov, da Psicologia Comportamental, que permite criar uma relação de estímulo-resposta, ou seja, descobrir ou criar um estímulo que trará um determinado efeito quando você precisar.

A música, por exemplo, tem potencial para estimular as sensações ou as emoções para quem está escutando com atenção.

Se você assistir a um filme acompanhando apenas as legendas das falas, sem outras marcações, a experiência será bem diferente. Os efeitos sonoros e principalmente as músicas, são essenciais para estimular emoções e comportamentos nos espectadores.

A “música incidental”, que serve como um pano de fundo para os filmes e seriados, funciona como uma grande âncora, um estímulo específico que desperta uma lembrança, alterando seu estado físico, mental e emocional.

Como usar âncoras musicais a seu favor

Além de simplesmente estimular emoções, essas músicas podem também inspirar atitudes.

Os comerciais utilizam músicas para despertar sensações e criar “gatilhos” para atitudes específicas. Seja relacionando um produto à felicidade ou usando uma trilha para despertar seu lado mais aventureiro, isso é facilmente percebido na publicidade. Se isso funciona e é extensamente utilizado pelas empresas, que tal também adotar essa mesma estratégia na sua vida, para chegar mais facilmente aos seus objetivos?

Você provavelmente tem aquela música que te desperta a sensação de força e vitória, certo? Para muitas pessoas, a música tema do Ayrton Senna ou do Rocky Balboa são bons gatilhos para inspirarem a busca por uma força para conquistarem o seu objetivo. Seja qual for sua meta, estudar para uma prova ou participar de um processo seletivo, por exemplo, você pode usar esses estímulos para encontrar mais força em si próprio. Se você precisa de foco e calma, as âncoras musicais também podem te ajudar. Basta escolher um tema que estimule essas sensações.

Nem sempre as escolhas são óbvias nesse caso. Não é porque você precisa se acalmar que a música clássica ou bossa nova serão as melhores opções: o que vale é aquela trilha que te desperta, verdadeiramente, esses sentimentos. Em algumas ocasiões, as pessoas podem se sentir mais tranquilas ao ouvirem uma banda de heavy metal, por exemplo. Justamente porque esse tipo de música, está conectado, para essas pessoas, há um momento ou um fato que ocorreu em suas vidas e que remete a momentos de relaxamento e bem-estar.

As âncoras são muito pessoais e estão relacionadas com uma vivência prévia do indivíduo, que causaram uma determinada sensação e quando utilizadas novamente, acabam restabelecendo e resgatando as mesmas emoções e sentimentos vividos anteriormente.

Uma música para cada momento

Você pode usar a música para te ajudar em diferentes momentos da sua vida ou do seu dia a dia. Algumas plataformas de stream já propõem playlists com músicas para fazer academia, receber os amigos, superar um término amoroso ou começar um novo projeto. Você pode utilizar essas playlists de forma versátil, potencializando o poder transformador das músicas a seu favor. Você também pode criar as suas próprias playlists, se preferir. A dica é você identificar a estratégia que trouxer os melhores resultados para você.

Quer conhecer outros conteúdo sobre qualidade de vida, bem-estar, empoderamento pessoal, inteligência emocional e temas relacionados ao desenvolvimento humano e  comportamental? Veja outros artigos em nosso blog!

Workshop Desperte seu Mindset