Criatividade e Inovação: Descubra como estimular essas habilidades

Criatividade e Inovação: Descubra como estimular essas habilidades tumb

Saiba como ser mais criativo e inovador na resolução de problemas do dia a dia.

A criatividade não está na sua carga genética, ou seja, não é uma característica dependente das suas condições biológicas. A boa notícia é que ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Pessoas criativas conseguem soluções inovadoras – e possíveis – mesmo em situações limitantes.

Não é necessário criar o ambiente ideal para ser inovador: a criatividade é uma forma de pensar e agir e começa em sua mente.Seus pensamentos devem sempre percorrer novos caminhos e buscar novas alternativas e possibilidades para chegar a novos e diferentes destinos. E justamente por a criatividade não ser uma simples vocação que é necessário se exercitar para se tornar uma pessoa mais criativa.

A criatividade é uma característica humana essencial à nossa sobrevivência. Tanto na época das cavernas, que o ser humano precisou criar mecanismos para sobreviver e contar a sua história, ou atualmente, em que se deve levar inovação ao trabalho e os estudos, a capacidade de ver além do óbvio e de formular mais possibilidades é necessária!

Como ser mais criativo

Ser criativo não significa ter a capacidade de inventar novas ideias do nada. A criatividade está em fazer as conexões mentais para tirar de sua bagagem a solução que você precisa. Ou seja, é necessário estimular novas conexões entre suas ideias e pensamentos para garantir novas alternativas e soluções.

Além de criar as condições mentais para ter novas ideias, é muito importante que você também se exponha a situações que tragam diferentes formas de pensar. O simples fato de vestir uma peça de roupa com uma cor que você normalmente não usa é o suficiente para ativar em seu cérebro as sinapses que geram essa percepção e permitem que o seu pensamento encontre novos caminhos – ou pelo menos as direções que ele normalmente não está acostumado a seguir.

Busque a simplicidade

A inovação e a criatividade estão nos caminhos mais surpreendentes. A melhor maneira de encontrar as soluções inovadores é procurar pela simplicidade. Ideias mirabolantes, afinal, são muitas vezes pouco práticas e nem sempre podem ser aplicadas no momento que você mais precisa.

O senso de inovação está em conseguir avaliar a situação e encontrar meios possíveis de lidar com as diferentes faces de um mesmo problema.

Dê vazão a sua curiosidade

A sua fome de conhecimento é essencial para se tornar uma pessoa mais criativa e conseguir se destacar pela inovação também. Ao buscar saber mais, independentemente do assunto, você tem acesso a novas ideias e formas de lidar com diversas situações. Ou seja, no momento de aplicar seu conhecimento a uma área específica, você terá muito mais fundamentos para propor soluções.

Isso inclui também aprofundar suas conversas com outras pessoas. Quanto melhor você desenvolver os assuntos, maiores são as suas chances de conhecer novas formas de ver o mundo e também de criar vínculos. Às vezes para ser inovador é necessário também contar com a ajuda de outras pessoas – e criar esses contatos é uma excelente forma de interagir!

Conhecer a si mesmo e saber usar suas melhores ferramentas são questões fundamentais para dar todos esses passos. Conheça o Practitioner em PNL e os outros cursos da SBPNL! Veja também nossas outras publicações.

E-book 10 dicas de comunicação