Conheça a técnica da PNL que vai mudar sua maneira de se relacionar

Saiba o que é Rapport e como essa técnica melhora os seus relacionamentos

A Programação Neurolinguística vem mudando a vida de pessoas desde a década de 70, quando a metodologia foi desenvolvida por John Grinder e Richard Bandler.

A partir da modelagem de terapeutas bem-sucedidos – e posteriormente especialistas de outras áreas, eles foram capazes de desenvolver técnicas para replicar esse comportamento consciente para outras pessoas também conseguirem sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.

Uma dessas técnicas tem mudado a maneira com que os indivíduos se relacionam ao redor do mundo, criando maior empatia e compreensão. Descubra agora esse método e saiba como aplicá-la em sua vida.

O que é Rapport?

Segundo Anthony Robbins, um dos coaches mais respeitados do mundo, “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém”. Ou seja, Rapport é uma técnica que trabalha nossa empatia, capacidade de compreender emocionalmente alguém, permitindo que duas pessoas diferentes estabeleçam um novo nível de comunicação que transcende sutilmente barreiras conscientes e inconscientes e ajuda a criar relacionamentos mais saudáveis e sustentáveis.

O Rapport é importante no processo de comunicação, uma vez que cria laços mais fortes de compreensão e entendimento entre as pessoas, tornando-se potencialmente a base de um relacionamento bem-sucedido, seja pessoal ou profissional.

No momento de fazer uma venda, por exemplo, ainda que uma pessoa esteja procurando por um produto, a maneira com que o vendedor faz sua abordagem irá interferir na decisão de compra do cliente. O mesmo acontece em uma conversa pessoal.

Quando a outra pessoa tem confiança no que você tem a dizer, a tensão interpessoal diminui, deixando as pessoas  mais a vontade e receptivas. Nesse tipo de conversa há mais liberdade para a exposição de ideias, desejos, necessidades e intenções. Por outro lado, sem estabelecer essa relação de confiança, a comunicação torna-se mais difícil e, às vezes, os objetivos de ambas as partes não são alcançados, mesmo com o diálogo.

Como criar Rapport?

Uma das formas mais utilizadas para se obter Rapport é a o espelhamento de comportamentos. Ou seja, ajustando o seu comportamento verbal e não verbal para que ele se mova em conjunto com a outra pessoa. Isso desencadeia uma mensagem de confiança no inconsciente de seu interlocutor, que sente que você é parecido com ele.

No entanto, essa técnica precisa ser aplicada com elegância, sutileza e discrição. Caso seja percebida, seu interlocutor poderá ficar irritado, criando o efeito contrário. Por isso, treine bem antes de fazer isso com outra pessoa para valer.

Os comportamentos que podem ser espelhados são:

  • Qualidades vocais: igualar a tonalidade da voz, assim como o ritmo, velocidade e volume.
  • Gestos: escolha um movimento corporal feito por seu interlocutor e que tenha um frequência – podem ser movimentos das mãos, dos braços ou algo do tipo.
  • Vocabulário: incorpore em seu vocabulário algumas das palavras que seu interlocutor usa, tentando igualar inclusive a tonalidade usada.
  • Respiração: a respiração também pode ser igualada através do mesmo ritmo. Esse é um dos exercícios mais complexos, mas que traz uma incrível capacidade de rapport.
  • Expressões faciais: coisas simples como apertar os lábios, levantar as sobrancelhas, enrugar o nariz ou mexer a cabeça afirmativamente já são métodos de estabelecer o rapport por espelhamento.

Quer saber mais de PNL e como ela pode ajudar no seu dia a dia? Veja os nossos outros conteúdos do blog e conheça a nossa agenda de cursos!

Webinar Inteligencia Emocional

Palestra Introdução à PNLPowered by Rock Convert