Conheça 5 atitudes de pessoas resilientes e inspire-se

5 atitudes de pessoas resilientes e inspire-se

Resiliência é uma habilidade cada vez mais importante para lidar com as questões do dia a dia.

Conceito emprestado da física, a resiliência é a capacidade de um indivíduo para lidar com as situações mais adversas. Mais do que isso, ela permite que uma pessoa consiga superar obstáculos, pressões e problemas, reagindo de maneira positiva a esses estímulos, sem entrar em conflitos emocionais ou psicológicos.

A vida, de tempos em tempos, nos coloca à prova: estamos prontos ou não para passar por um período de adaptação? Estamos prontos para ser resilientes?

A resiliência não é sobre reconquistar o seu passado, mas sim de construir as condições para que você consiga continuar seguindo em frente, mantendo seus propósitos com novos métodos e procedimentos.

Se você busca ser mais resiliente, veja aqui cinco atitudes para incorporar essa habilidade ao seu dia a dia.

Receba bem as mudanças

Algumas pessoas podem se assustar ao primeiro indício de uma mudança. A falta de controle sobre as novidades geralmente é o principal fator para que as mudanças sejam encaradas de uma maneira tão sombria.

Entretanto, é muito importante buscar todo o potencial benéfico de uma mudança. A possibilidade de experimentar suas diferentes habilidades para lidar com aquilo que você ainda não conhece, por exemplo, é uma das vantagens de aceitar qualquer alteração que aparecer.

Positividade

Pessoas resilientes também encaram cada situação como uma oportunidade. É necessário evitar se focar nas chances de qualquer coisa dar errado e sim perceber quais são os caminhos para que aquilo dê certo.

Isto, é claro, sem perder o senso lógico do que deve ser feito e do que deve ser evitado. Faça um balanço interno de suas vontades, seus motivos e perceba que lidar de forma positiva, independente do resultado, é a melhor forma de celebrar ou se levantar.

Aprenda com o passado

Use a sua experiência para compor o seu aprendizado. Procure assimilar rapidamente as novas experiências ou aquelas que são inesperadas e agregam mudanças em sua vida. Pergunte-se sempre: qual é a lição por trás disso?

Mesmo nas situações mais difíceis, perceba que no passado você já superou o que achava ser difícil. Se for possível, sorria e mantenha o pensamento positivo, pois isso ajuda a liberar endorfina e oxitocina, substâncias que auxiliam a enfrentar situações de pressão.

Saiba se defender

Saber se defender não quer dizer se tornar agressivo, mas sim aprender a dar a resposta mais apropriada a qualquer confronto. Isso te ajudará também a economizar sua energia, ao invés de se deixar desgastar com situações que não mereciam tanta atenção. Saber reverter uma situação difícil em um momento de compreensão pode ainda te oferecer aliados para a vida.

Crie relacionamento saudáveis

Muitas pesquisas comprovam a importância do apoio social para se manter resiliente. Até mesmo para as pessoas mais introvertidas, poder ter uma pessoa de confiança para conversar sobre qualquer situação é extremamente útil. Já as pessoas solitárias ficam mais susceptíveis a condições de estresse. Por isso, falar com familiares, amigos ou mentores pode diminuir bastante o impacto das adversidades e aumentar o seu sentimento de confiança e autoestima.

Conheça o curso O Poder da Resiliência aqui na SBPNL!