Como se tornar uma pessoa mais resiliente

Ser mais resiliente traz diversos benefícios

De forma sucinta, resiliência é a capacidade de se adaptar às situações ou se recuperar de forma ágil após fortes emoções. Com isso, é fácil perceber o poder da resiliência em nosso dia a dia, em que normalmente somos expostos a surpresas nem sempre agradáveis, assim como as expectativas que nem sempre se realizam.

Portanto, é muito importante estimular a habilidade de ser uma pessoa resiliente em todas as situações. Mas, não se engane, isso não quer dizer apenas se conformar com o que pode acontecer, e sim encontrar a sua força, paciência e lucidez para resolver os problemas e deixar as situações novamente favoráveis aos seus objetivos.

Descubra com a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística como se tornar uma pessoa mais resiliente!

Procure alta performance na comunicação

Pessoas que são comunicativas e assertivas conseguem lidar melhor com as diferenças, sejam entre outros indivíduos ou do próprio ambiente em que vivem. Afinal, o ser humano está se socializando constantemente e é necessário trabalhar essas habilidades para conviver adequadamente com diferentes tipos de personalidades e capacidades.

Expor a sua maneira de pensar de maneira adequada e respeitosa é uma boa maneira de se fazer ser ouvido e compreender que você fez o possível para lidar com a situação da melhor maneira encontrada.

Encare as mudanças como algo positivo

Algumas pessoas podem se sentir assustadas com qualquer mudança. No entanto, no caminho para a resiliência as transformações são extremamente positivas.

A vida possui fases em que você irá se sentir diferente, mas nada disso é permanente. Quando nos acostumamos a isso tendemos a sentir menos o impacto das mudanças que acontecem, desde as pequenas do dia a dia até as maiores.

Por isso, não tenha medo de mudar. Abra espaço em sua vida para fazer novas coisas ou fazê-las por métodos diferentes, ajudando a ampliar seus horizontes e agarrando a chance de chegar a novos resultados.

Defina seus objetivos

Todas as pessoas têm sonhos ou desejos que procuram realizar a curto, médio e longo prazo. O primeiro passo para chegar até eles está na definição exata de quais são os seus objetivos e o que é apenas “fantasia”.

Isso é essencial para estabelecer as suas prioridades e evitar que você gaste energia e tempo com aquilo que não é do seu real interesse.

Quanto mais claro você conseguir ser ao estabelecer suas metas, mais chances você tem de elaborar um plano para chegar até elas.

Aprecie a si mesmo

Conheça mais sobre si mesmo e aprecie as suas próprias aptidões! Seja grato pelas oportunidades que você teve e que o trouxeram até este momento. Compreenda que você é a junção de suas experiências e a superação de suas dificuldades e limitações.

Quando achar necessário, busque a ajuda de profissionais que podem ajudá-lo nesse processo de autoconhecimento e no desenvolvimento da sua resiliência. Aqui na Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística temos o curso “O Poder da Resiliência”, com o qual você aprenderá como ser mais resiliente em todas as situações da sua vida!

Webinar o poder da resiliência