Como se livrar do estresse estabelecendo prioridades

Tumb como se livrar do estresse estabelecendo prioridades

Como se livrar do estresse estabelecendo prioridades

Muitas tarefas pendentes podem gerar estresse, mas estabelecer prioridades garante mais organização e controle.

O estresse pode estar normalmente associado a uma sobrecarga de tarefas ou situações que você tem que lidar no seu dia a dia. Por isso a melhor maneira de conseguir passar por esse problema é organizando o seu tempo, para que você consiga desempenhar as suas funções de uma forma eficiente e saudável.

Uma maneira de fazer esta organização é estabelecer quais são as suas prioridades. Mas como estabelecer o que deve ser feito com mais urgência quando tudo parece muito importante? Algumas técnicas ajudam a definir o que deve ser feito primeiro e como planejar os seus outros deveres.

Entenda a importância de cada coisa

Quando tudo parece muito importante de ser priorizado, procure entender melhor a tarefa, a frequência e os prazos que você possui. Algumas de suas atividades devem ser cuidadas todos os dias, ou semanas ou meses, enquanto outras são planejadas a médio ou longo prazo. Nesse caso, já deixe programado em sua agenda a necessidade de verificar essas questões em determinado momento.

Se o assunto for algo que não costuma acontecer sempre, analise o prazo e encaixe a tarefa dentro da sua possibilidade.

Lei de Parkinson: estabeleça prazos menores

De acordo com a Lei de Parkinson, publicada pela primeira vez por Cyril Northcote Parkinson num artigo na revista The Economist em 1955, se você estabelece um prazo maior do que o necessário para a execução de uma tarefa, você irá usar todo esse tempo mesmo que pudesse fazê-la mais rapidamente. Além de diminuir sua produtividade, caso surja algum imprevisto você não terá tempo hábil para lidar com o que irá fazer, principalmente se deixar para a última hora.

Portanto, estabeleça a si próprio uma disciplina ainda maior para executar essas tarefas programadas. Crie um prazo menor para que tudo seja cumprido e você não deixe as atividades para depois.

Utilize a tecnologia a seu favor

Você também pode usar a tecnologia para ajudar na organização das suas prioridades. Existem vários aplicativos, softwares e sites que permitem fazer uma relação das suas atividades e marcar o que já foi feito, eliminando isso do seu caminho e diminuindo a ansiedade e o estresse ligados ao acúmulo de tarefas.

Peça ajuda

Uma das principais lições que você deve aprender é pedir ajuda ao perceber que está lidando com mais funções do que você é capaz no momento. Conseguir delegar responsabilidades ou negociar um prazo maior poderá te ajudar a se livrar do estresse e da ansiedade que essas situações podem causar.

Aprenda a dizer não

Em algumas situações, você também deverá analisar a possibilidade de dizer não. Esta negativa nem sempre precisa ser definitiva, mas pode ser uma maneira de negociar o melhor momento de assumir uma nova responsabilidade. Nesses casos, avalie o que você já tem em suas mãos e veja se assumir um novo compromisso irá prejudicar o andamento desses outros objetivos.

Saber se organizar e identificar quais são os aspectos que você deve cuidar primeiro é muito importante para que você não carregue um peso maior do que você está apto neste momento. O ser humano tem sempre a capacidade de expandir os seus limites, mas isso deve ser feito de forma gradual e com segurança ao seu bem-estar.

Ao se tornar um Practitioner em PNL você aprende a trabalhar melhor com essas ferramentas, organizando as suas prioridades para ter uma vida mais saudável e plena. Conheça também outras publicações nossas e tire suas dúvidas sobre como a Programação Neurolinguística pode ajudar a melhorar sua performance profissional e pessoal!

Webinar o poder da resiliência