Aprenda estratégias para manter a paciência em situações difíceis

Na vida é frequente nos encontrarmos com pessoas que possuem crenças e valores muito diferentes dos nossos. Nestes encontros, infelizmente ficou comum que algumas delas respondam de maneira ilógica ou estúpida, ou até mesmo com certa truculência.

Seja no debate de opiniões em um local mais informal ou até mesmo no ambiente de trabalho, com superiores agindo de forma autoritária, é muito importante que você seja capaz de controlar seus pensamentos e ações e assim não perder nem a calma e nem a razão, mesmo quando “provocado”. Afinal, a paciência é ainda mais importante justamente quando se está a ponto de perdê-la.

Responder inadequadamente a esses comportamentos, seja ficando irritado e expressando sua raiva ou transformando isso em mágoa, além de colocar em risco sua posição pessoal e profissional, pode também levar a problemas de saúde provocados pelo desequilíbrio emocional.

Mas como agir diante dessas situações? Veja algumas dicas para não perder a calma e nem a razão!

Reagindo a pessoas agressivas

Entrar em uma discussão muitas vezes não quer dizer que você conseguirá fazer com que o outro mude de ideia ou comece a pensar como você. Tentar convencer os outros de suas ideias e razões pode piorar o relacionamento com pessoas agressivas, pois elas, ao invés de aceitarem a lógica da outra pessoa, acabam agindo de forma ainda mais irracional e a discussão acaba ficando pior, sem levar a lugar algum.

Pessoas se tornam inflexíveis quando possuem padrões de pensamento extremamente arraigados em seu modelo de mundo, em seu “mapa mental”. Portanto, questionar qualquer forma que essa pessoa tem de pensar, e que ela acredita ser a única possível, é como tentar tirar dela uma certeza, ao que ela responde de forma agressiva e autoritária, colocando-se em posição de defesa.

Para esses casos, não tenha medo de voltar atrás. Render-se não é uma derrota, é apenas a sua forma de reconhecer que não pode ter o controle de todas as situações e está optando por manter o relacionamento mais saudável, principalmente respeitando o seu próprio bem estar.

Ferramentas para evitar perder a calma

Além disso, você também pode usar algumas ferramentas para evitar perder a calma e conseguir que os seus pontos de vista sejam respeitados.

Um dos passos mais importantes é perceber que você não precisa reagir imediatamente a todos os estímulos que recebe. Pare e se dê um tempo, permita-se pensar. Se possível, diga que precisa de um pouco mais de tempo para pesquisar ou formular uma nova solução ou opinião para o caso, quando for possível.

Veja também esses embates como uma oportunidade para exercer sua paciência e aprender a ser mais tranquilo.

E não deixe de ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, mesmo sem concordar. Ao dar a chance da pessoa se explicar sem interrupções, você também terá a chance de pensar seus argumentos e se acalmar. Em um debate desta forma, é mais fácil mudar a forma da outra pessoa agir do que a forma de pensar.

Aproveite também para usar a sua imaginação. Comece a imaginar que as palavras raivosas são como a água de um rio, que passa e se renova. Elas não irão ficar com você.

Por fim, tente controlar a sua respiração, pois ela é fundamental para te ajudar a manter a calma em quaisquer situações.

Veja mais publicações em nossa página e conheça mais sobre os benefícios da PNL em sua vida!

Guia Básico para evitar conflitos e melhorar as relações interpessoais