A ansiedade pode fazer você se sentir paralisado – e quando isso acontece, é desafiador saber como ou se você pode se sentir melhor. Descubra nesse artigo o que fazer para controlar a ansiedade apenas mudando alguns hábitos.


Se você é como a maioria das pessoas com ansiedade, provavelmente passa a maior parte do dia lutando contra os sintomas físicos, sentindo medo, se escondendo ou até mesmo escondendo seus sentimentos de ansiedade das pessoas. 

Quando surgem os estressores, seu coração disparado, tremores, tonturas, pensamentos obsessivos e outros sintomas assumem o controle, não é? 

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje, no Brasil, existe mais de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade

Um ambiente de crise, formado, por exemplo, por dificuldades financeiras, brigas na família ou estresse no trabalho pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de um quadro de ansiedade. 

Se você faz parte desse quadro e sofre de ansiedade, anime-se. Estudos mostram que hábitos simples para redução da ansiedade podem ajudar muito a melhorar a forma como você se sente. 

Aqui estão 6 hábitos simples que você pode usar para controlar a ansiedade e recuperar o controle de sua vida.

1) Reconheça sua ansiedade

homem olhando para cima

Quando você esconde seus sentimentos de ansiedade por meses ou anos, perpetua sua ansiedade assumindo que é sua culpa. A ansiedade não é sua culpa. Não há nada de errado com quem você é. Você é uma pessoa boa, inteligente, valiosa e excepcionalmente especial. Você simplesmente sofre de ansiedade.

Reconheça seus sentimentos de ansiedade, não tente enfrentá-los sozinho! Compartilhe com um parente, parceiro ou amigo de confiança como você está se sentindo. Procure um médico. Procure um grupo de suporte online e converse com outras pessoas sobre o que você está passando.

Ao reconhecer seus sentimentos de ansiedade, você dá um passo muito importante para se sentir melhor. Encarar a verdade pode ser muito fortalecedor porque, uma vez que você identifica o problema, você pode resolvê-lo. Você abre a porta para o Autoconhecimento. 

2) Aprenda hábitos para lidar imediatamente com os sintomas

Uma vez que você abriu a porta para o Autoconhecimento, eduque-se aprendendo hábitos que sejam favoráveis à você, para lidar ou controlar imediatamente os sintomas de ansiedade. Esses hábitos são recomendados para todas as pessoas e, de modo geral, são fundamentais para uma vida saudável.

Veja, a seguir, que hábitos são esses: 

  • Praticar atividade física
  • Manter uma alimentação saudável
  • Exercitar técnicas de relaxamento 
  • Incluir momentos prazerosos em sua rotina 

3) Use a linguagem “poderosa”

Palavras tem poder

A Programação Neurolinguística ensina que as palavras que você usa podem ter um impacto poderoso sobre como você se sente. A maioria das pessoas que sofrem de ansiedade usa palavras negativas que destroem sua autoestima e promovem uma sensação de perda de controle. Algumas palavras remetem à incapacidade: não posso, não consigo, devo, sempre, nunca, etc.

Essas palavras perpetuam sua ansiedade e medo. Elas criam uma profecia negativa autorrealizável que resulta em pensamentos ansiosos e sintomas físicos.

Você pode controlar a ansiedade substituindo essas palavras por uma linguagem de “poder” que significa usar palavras que promovam seus sentimentos de valor próprio e poder pessoal. 

Quando você usa uma linguagem poderosa, afirmações como:

  • “Não consigo controlar minha ansiedade” torna-se “Eu posso controlar minha ansiedade e estou aprendendo habilidades para vencê-la”.
  • “Por que sempre me sinto tão ansioso?” torna-se “Muitas vezes me sinto ansioso, mas não o tempo todo.
  • “Não devo me atrasar para o jantar” torna-se “Posso me atrasar para o jantar. É chato, mas está tudo bem. ”

4) Reforce  seu poder interior diariamente

escrito na lousa - eu consigo, eu vou

Pense em sua força interior como qualquer outro músculo do seu corpo. Quanto mais você o usa, mais tonificado ele se torna. Cada vez que você pratica uma estratégia de vida saudável,  aumenta sua capacidade de controlar a ansiedade. O que você não podia fazer ontem, pode fazer hoje. Com a prática, suas novas habilidades se tornarão automáticas. É assim que você muda hábitos e cria uma libertação duradoura da ansiedade.

Nas palavras de Aristóteles:

“Somos o que fazemos repetidamente.

Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”

5) Defina metas pequenas e alcançáveis

um dardo mirado

Pessoas que sofrem de ansiedade tendem a estabelecer expectativas irrealisticamente altas para si mesmas. Para neutralizar essa tendência, estabeleça metas que você possa realizar facilmente. Isso aumenta sua confiança e seu senso de realização.

Quando você está aprendendo habilidades para lidar com o estresse e reduzir sua ansiedade, pequenos passos funcionam melhor. Por exemplo, se sua meta é integrar a meditação em sua vida, comece praticando por um três minutos, três ou quatro vezes ao dia, em vez de uma hora de uma vez.

Definir metas pequenas e alcançáveis ​​o ajudará a ir mais longe do que você pode imaginar. Você chegará ao seu destino final: uma vida mais feliz e com menos ansiedade.

6) Perceba que agora é o momento perfeito para começar a se sentir melhor 

relógio escrito - tempo de se sentir melhor

E, finalmente, perceba que sua ansiedade e medo não irão embora até você parar de esperar e começar a aprender. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a controlar e superar sua ansiedade – livros, cursos, médicos, conselheiros, grupos de apoio e muito mais.

Talvez você esteja esperando o momento “perfeito” para vencer sua ansiedade. Você pode estar dizendo para si mesmo … “Não consigo lidar com minha ansiedade agora. Vou esperar até que meus sintomas não sejam tão fortes para fazer mudanças em minha vida. ” Ou “Vou começar a fazer mudanças quando minha vida estiver menos agitada.” E a lista continua e continua.

Aqui está o que eu descobri: você pode esperar uma vida inteira para que essas coisas aconteçam. Porque quando você espera que algo mais aconteça para melhorar sua vida, você está entregando seu poder, você alimenta sua ansiedade e sentimentos de perda de controle.

O único momento perfeito para vencer sua ansiedade é agora, neste momento. Você não precisa se sentir livre de sintomas, confiante, forte ou qualquer outra coisa para começar. Tudo que você precisa fazer é dar o primeiro passo.

Só se muda de hábitos, praticando!

Além disso, fica uma dica bônus: pratique esses seis hábitos diariamente. Quando isso acontece, você verá suas habilidades melhorarem à medida que controla a sua ansiedade. 

Então aproveite também e participe da LIVE As 4 Chaves dos Hábitos, da Veronica Ahrens, especialista em desenvolvimento humano e parceira da SBPNL!

Será dia 10/12/20, às 19 horas!

Banner do Webinar - As 4 Chaves dos Hábitos