Alta performance em comunicação em 8 dicas

Descubra como melhorar a sua comunicação

Expressar-se com clareza é uma habilidade muito importante. Ela garante que o seu interlocutor compreenda corretamente todas as mensagens que você deseja passar, seja em suas atividades cotidianas – tanto da vida pessoal quanto profissional, ou em momentos especiais, como discursos, reuniões e outros eventos.

Mas como melhorar o seu desempenho? Existem opções de leituras, workshops e cursos para boa comunicação permitindo que você alcance essa habilidade caso você não a tenha bem desenvolvida. Veja aqui 8 dicas para se tornar um bom comunicador!

Escute

Parece uma dica óbvia, no entanto é um dos passos mais importantes para quem deseja se comunicar melhor. Coloque-se no lugar do seu interlocutor: é extremamente decepcionante conversar com alguém que não é capaz de escutar adequadamente o que você tem a dizer!

A comunicação tem como base a troca de informações, conhecimento ou simples impressões que as pessoas têm. Ao mostrar que você é receptivo a outras ideias, maiores as chances de você conseguir abrir o diálogo com seu interlocutor.

Linguagem corporal

A comunicação não verbal é tão importante quanto a comunicação verbal. Algumas pesquisas apontam que a linguagem corporal é responsável por mais de 50% do sucesso da sua mensagem, ou seja, é importante que as suas atitudes e expressões estejam de acordo com o que você fala.

Perceba as diferenças

Repare na pessoa com quem você se comunica. É essencial que você perceba as diferenças culturais e as respeite no momento de passar a sua mensagem, qualquer que seja o tema.

Algumas crenças e pensamentos fazem parte de certas culturas e desconsiderá-los pode ser uma escolha irresponsável se você deseja se fazer entender.

Tenha paciência

O estresse pode fazer com que você não perceba a situação como ela é, diminuindo sua capacidade de se expressar adequadamente. Por isso, ao sentir que você está em um momento que pode perder a calma, procure respirar fundo e olhar a situação por outro ponto de vista. Mantenha a sua tranquilidade e a sua escolha de palavras será mais assertiva!

Marque reuniões presenciais

Se algo estiver difícil de explicar ou acontecer da maneira que você julga adequada, marque uma reunião para conversar pessoalmente. Ao eliminar as distâncias, você poderá dispor de mais recursos para se comunicar e fazer a sua mensagem mais clara.

Se não for possível, invista em vídeo-conferências, em que você poderá ver as reações da outra pessoa ao vivo.

Feedback

Não tenha medo de passar quais são as suas impressões sobre o que lhe foi apresentado. Se não está de acordo com isso, veja a melhor maneira de dizer e não deixe de expressar a sua opinião.

Elimine o que está em segundo plano

Para que você possa ter uma boa comunicação, pratique-a com prioridade. Ou seja, não faça várias tarefas ao mesmo tempo quando na verdade você precisa que alguém entenda perfeitamente o que você tem a dizer. Isso poderá prejudicar a eficiência da sua fala.

Personalize o seu discurso

Assim como é necessário perceber as particularidades do seu interlocutor, molde o que você tem a dizer de acordo com a pessoa que irá te ouvir. Empregue em seu vocabulário algumas palavras que sejam usadas em seu dia a dia, aproximando-a e criando maior credibilidade.

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