A diferença entre PNL e Coaching

Diferença de PNL e Coaching

Saiba como diferenciar os dois processos e descubra qual é o melhor para você

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre Programação Neurolinguística e Coaching. Essas dúvidas podem surgir principalmente quando você começa um curso dessas duas áreas ou quando pesquisa para fazer uma contratação. pois há várias técnicas similares entre as duas.

Isso acontece por um motivo, pois há várias técnicas similares entre as duas. Todavia, mesmo tendo a mesma base de desenvolvimento, as duas técnicas são bastante distintas, no que concerne aos objetivos finais.

Diante disso, vale discorrer brevemente sobre o conceito de cada uma e seus principais objetivos.

O que é PNL

A Programação Neurolinguística nos fornece uma janela para o nosso funcionamento. A partir desta janela, torna-se possível analisar e mudar comportamentos e hábitos. Com a PNL, é possível remodelar comportamentos, ou seja, é um método para mudar os padrões que queremos mudar.

É a arte da excelência humana no seu sentido mais lato, ou seja, tudo que foi realizado com excelência por determinado indivíduo pode ser aprendido e replicado (modelado).

A PNL também pode ter caráter terapêutico, pois uma vez que entendemos os nossos mecanismos basais de funcionamento, podemos ressignificar situações que aconteceram no passado.

Com a PNL podemos ainda entender como o uso da nossa linguagem (comunicação interna) pode influenciar os nossos resultados e relacionamentos.

O que é Coaching

Já o Coaching é o processo de desenvolvimento humano em que uma pessoa recebe auxílio para acessar seus recursos internos e externos, utilizando-os para alcançar um determinado objetivo.

Num processo bem conduzido de coaching o indivíduo toma consciência do seu estado atual (onde está) e do seu futuro desejado (onde quer chegar) traçando estratégias (como chegar no resultado).

Isso, obviamente, deve ser feito de forma ecológica, alinhando o potencial mais elevado com os seus valores, ou seja, o processo de Coaching ajuda a esclarecer questões que impedem a realização dos seus objetivos, com foco no futuro e na solução.

No processo de Coaching assuntos relacionados a dores e traumas não devem ser abordados, pois são de assuntos de terapia.

Similaridades entre PNL e Coaching

A Programação Neurolinguística oferece as ferramentas e a base pedagógica para um processo de Coaching, embora nem toda ferramenta de PNL possa ser utilizada num processo de Coaching (isso porque algumas tem cunho terapêutico, ou outro foco).

Dessa forma, podemos entender que a PNL é mais ampla que o coaching  e se pudéssemos utilizar uma metáfora para exemplificar isso seria: A PNL seriam os legumes e o Coaching, uma sopa de legumes, uma vez que tem um objetivo específico e nem todos os legumes servem para fazer a sopa.

Coaching ou PNL: qual escolher?

As duas ferramentas são muito importantes em nosso caminho para a evolução, desenvolvimento de autoconhecimento e conquista de objetivos pessoais. Eles também ajudam a melhorar nossos relacionamentos e nos dão ferramentas que auxiliam nossa comunicação e expressão.

Para decidir qual é a melhor opção para você, é necessário entender qual é o seu objetivo e qual o foco que pretende dar ao processo de autodesenvolvimento. Quando isso estiver bem definido, fica mais fácil escolher qual é o melhor curso para atender às suas expectativas de mudanças.

Para questões pontuais e mais objetivas, o processo de Coaching é uma excelente opção. Se você deseja mudanças não especificadas que partem de entender melhor o seu funcionamento interno e de pessoas que estão ao seu redor, a Programação Neurolinguística é uma das técnicas mais aconselhadas.

Palestra Introdução à PNL