Somos mais parecidos do que você imagina: conheça meus exemplos de como a PNL pode mudar sua vida.

A partir de 5 relatos pessoais, irei demonstrar como a Programação Neurolinguística está presente em nossas vidas e como passamos por experiências semelhantes sem sequer nos darmos conta.

A PNL nos ensina como ver, ouvir e sentir o mundo que está disponível a nossa volta. E neste mundo, interno ou externo, é possível encontrar diversos recursos para lidarmos com as situações do dia a dia. Mas, sem um manual, como poderemos utilizá-los?

Todos os dias eu aprendo um pouco mais, mas nem todos os dias eu consigo utilizar todas as ferramentas que possuo. Com a PNL, é possível incorporar essas habilidades ao dia a dia, utilizando-as nos momentos mais adequados.

PNL para melhorar os seus resultados

Desde a década de 70, milhares de pessoas estão se beneficiando de todos os benefícios que a PNL proporciona. Aqui deixarei 5 formas para que você utilize a PNL de uma maneira que aumente seus resultados tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Vamos comprovar nossa semelhança:

1º – Autoconhecimento: o que significa ter um conhecimento sobre o próprio estado emocional, de forma que permita selecionar o que de fato precisa ser melhorado? Com isso, é possível traçar estratégias para melhorar o que você quiser em sua vida e carreira.

Em muitos momentos em minha vida, não entendia por que dependia tanto da validação do outro e como o que o outro me falava impactava meu estado emocional – muitas vezes de forma destrutiva, acabando com meu dia, semana ou até meu mês. Você já passou por isso?

Tendo o meu Referencial com base no outro, praticamente colocava o controle de minha performance nas mãos do outro. Por diversas vezes fiz o que era conveniente para os outros pelo simples fato de conseguir como prêmio por essa droga de postura, a aprovação do outro.

2º – Modelagem: Como seria poder conhecer e aprender de maneira acelerada o que e  como os melhores fazem o que fazem, podendo modelar e praticar imediatamente em sua vida?

Ao estudar algumas pessoas que admiro, pude compreender não só o que elas fazem, mas como o fazem e porque o fazem, podendo praticar muitos desses aprendizados em minha vida como se fossem meus mentores.

Se Ayrton Senna fosse seu mentor, será que uma chuva iria te atrapalhar ou ele te ensinaria a tirar o melhor em condições de chuva?  Se Mandela ouvisse você reclamar, ele te aconselharia a desistir?

Quer aprender mais rápido, busque referências que você possa modelar e agir imediatamente adotando novos comportamentos e capacidades semelhantes.

3º – Foco nas soluções: Imagine ter um leque de opções para lidar com aquelas situações difíceis do dia a dia e que, muitas vezes, você pensa não possuir respostas ou recursos disponíveis para lidar? Alguns problemas surgem do nada e você acaba atingido em cheio por eles? Qual o tamanho, energia e carga emocional que pretendo dar para isso?

Muitas vezes foquei no problema ao invés da solução. Essa postura me garantiu várias noites sem dormir. Buscava o responsável ou os culpados por algo que era um problema meu e, com isso, buscava controlar o incontrolável.

No entanto, se o tempo perdido ao buscar culpados fosse colocado na devida solução, eu poderia estar mais próximo dos meus objetivos.

4º – Compreensão: Lembre-se que um dos maiores desafios do ser humano é lidar com outro ser humano. Sabendo disso, quanto seria benéfico para você ter um “manual” de como o outro funciona e possuir melhores escolhas em como se relacionar com ele?

Muitas vezes perdi a paciência e não soube como lidar com pessoas que tivessem um perfil diferente do meu. Até mesmo com o meu chefe, foram vários momentos em que tive que me segurar para não dizer ou fazer algo inapropriado. No entanto, e se fosse o contrário?

Ainda no exemplo do chefe, em nossos confrontos de ideias, se ele fosse uma pessoa fechada teria completo poder para me despedir. Porém, ele agia com sabedoria, paciência e compreensão em relação às nossas diferenças.

Isso me fez pensar: ele era a pessoa difícil ou eu? Ainda sou uma pessoa de difícil trato?

5º – Comunicação assertiva: Quantos dos nossos problemas ainda existiriam se tivéssemos uma comunicação mais clara e assertiva?

É até mesmo difícil reconhecer que tivemos problemas de comunicação, mas eles estão frequentemente presentes em nossas vidas. Até mesmo pelo WhatsApp, um simples erro de digitação ou não ler a mensagem antes de enviar pode trazer diversos problemas.

Um dos pressupostos da PNL é: o significado da comunicação, é a resposta que você obtém!

Ou seja, se eu falei sobre carros e você entendeu sobre aviões, a culpa é e sempre será minha, que não me fiz claro o suficiente.

Você também já vivenciou situações parecidas? Apesar de ter tirado esses exemplos da minha experiência, é muito comum que outras pessoas tenham passado por momentos semelhantes.

Aproveite as ferramentas que a PNL traz, como eu tenho aproveitado, para se ver livre de situações difíceis!

 

Palestra Introdução à PNL